Primeira edição do “Ai “Artuuuur!” O Carnaval de Rua de Salamonde foi um sucesso
O evento “AI ARTUUUUR” recebeu, no passado sábado, dia 18 de fevereiro, cerca de um milhar de visitantes na freguesia de Salamonde, no concelho de Vieira do Minho, “para aquele que foi o maior evento carnavalesco de que há memória na aldeia”, segundo nota enviada à nossa redação pela organização.
O Artur é uma figura presente do imaginário dos salamondenses há décadas, cuja morte é anunciada anualmente. O enterro acontece, tradicionalmente, na terça-feira de Carnaval, com um cortejo fúnebre que acompanha o defunto desde a Igreja de Salamonde até ao Largo do Gafanhal, ao som dos gritos que se fazem ouvir ao longo de todo o percurso em memória do Artur.
O “AI ARTUUUUR!” pretendeu velar o corpo desta figura mística em câmara-ardente na Rua Via Romana, dando a oportunidade aos locais e forasteiros de benzer o corpo e assinar o livro de presenças.
A primeira edição do “AI ARTUUUUR!” contou com as decorações aterradoras espalhadas por umas das zonas mais marcadas pela ruralidade na freguesia, onde foi montado o palco que recebeu os Los Bandidos, dj meko e DJ Castro. Foram, ainda, entregues 150€ em prémios para os melhores disfarces.
Para o presidente da Junta de Freguesia, João Manuel Vieira, “Este é um evento para continuar pelos próximos anos, dado o sucesso desta primeira edição, que trouxe a Salamonde muitos forasteiros, para além de animar o povo da freguesia.”
Já o presidente da associação Rufeiros de Pena Má, Jorge Dias, afirmou, “que o evento superou as expectativas e elevou o nome de Salamonde, promovendo um evento como nunca antes visto na aldeia.”
A elevada afluência a Salamonde foi um garante de continuidade do “AI ARTUUUUR!” para os próximos anos, em que a folia alegrou todos os que a visitaram, mas também os próprios moradores que se mostraram agradados com a organização do evento que esteve a cargo da associação Rufeiros de Pena Má e da Junta de Freguesia de Salamonde.