Estudante do IPCA selecionado para estágio na CERN
Nuno Fernandes, estudante que realizou todo o seu percurso académico no IPCA, foi selecionado pela European Organization for Nuclear Research (CERN), na Suíça, para um estágio remunerado de 1 ano.
Nuno é estudante do IPCA desde 2017. Começou por frequentar o curso Técnico Superior Profissional em Sistemas Eletrónicos e de Computadores, seguindo depois para a licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e está agora a terminar o Mestrado em Engenharia Eletrónica e de Computadores.
Integrar a Organização Europeia para a Investigação Nuclear é um sonho tornado realidade. “Desde que tirei o meu curso profissional que ambicionava um dia poder ingressar na CERN”, refere Nuno Fernandes.
Para que a sua candidatura fosse bem-sucedida, o estudante refere que “os apoios que o IPCA dá aos seus estudantes, nomeadamente programas da RUN-EU, de co-criação e empreendedorismo e, claro, a ajuda do Gabinete de Relações Internacionais foram fundamentais” e contribuíram de forma decisiva para este desfecho.
Na CERN, Nuno Fernandes, vai ser responsável por desenvolver software de medição e análise de ímanes que são utilizados no acelerador de partículas, desde o início até ao fim, para garantir a qualidade dos componentes.
O que é o CERN?
Fundado em 1954, o laboratório do CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) localiza-se na fronteira Franco-Suíça, perto de Genebra, e dispõe do maior acelerador de partículas do mundo, designado de Large Hadron Collider (LHC). Este poderoso acelerador é utilizado para estudar as bases constituintes da matéria – as partículas fundamentais.
O CERN foi um dos primeiros empreendimentos conjuntos da Europa e abrange, atualmente, 21 estados-membros, incluindo Portugal.