Quantcast
 
 

Hospital de Braga amplia capacidade de resposta

O Hospital de Braga criou mais quatro espaços para a realização de consultas, ampliando a capacidade de resposta e melhorando as condições de prestação de serviços aos utentes.

 

Com os novos gabinetes será possível realizar mais cerca de 2100 consultas mensais e um total de 25.200 consultas por ano, favorecendo a evolução positiva registada nos últimos anos. Com mais de meio milhão de consultas realizadas em 2022, o Hospital de Braga registou um crescimento de 6,48%, comparativamente com o ano anterior à pandemia (2019), evoluindo de 480.376 consultas em 2019 para 511.503 em 2022.

 
 

“A criação dos novos espaços permitirá melhorar a qualidade e a capacidade de resposta aos utentes e elevar os indicadores de desempenho do Hospital de Braga que são, já por si, muito positivos”, explica João Porfírio Oliveira, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga.

João Porfírio Oliveira salienta que o investimento na criação dos novos espaços, na ordem dos 80 mil euros, enquadra-se na “estratégia de permanente aposta na prestação de cuidados de saúde de excelência, através de uma prática caraterizada pela qualidade, competência, rigor, eficiência e diferenciação”, realçando que o Hospital de Braga passa a dispor de um total de 136 gabinetes de consulta disponíveis para as diversas especialidades.

 
 

Servindo uma população de cerca de 1,2 milhões de pessoas dos distritos de Braga e Viana do Castelo, o Hospital de Braga, além de ultrapassar o meio milhão de consultas médicas em 2022, também superou as expectativas em termos de atividade assistencial, de cirurgias convencionais e de recuperação de listas de espera.

Entre cirurgias programadas, urgentes e de ambulatório, comparando com o período pré-pandémico, o Hospital de Braga cresceu 25,63% no ano de 2022, assinalando-se um aumento muito significativo no número de intervenções em ambulatório que aumentou cerca de 40%.

 

Simultaneamente, a Administração do Hospital de Braga tem implementado um conjunto de medidas que permitiram aumentar a realização de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), estando o crescimento diretamente relacionado com o plano de produção adicional aos fins-de-semana e feriados. Apesar da evolução muito positiva, o Hospital de Braga alargará o período de produção adicional de MCDT’s aos fins-de-semana e feriados e contratualizará a realização externa de exames, visando sempre o superior interesse dos doentes.

Recorde-se que, recentemente, o Hospital de Braga aumentou também as suas valências através da criação do Serviço de Hematologia, alargando as patologias atualmente tratadas e evitando a transferência de utentes para outras instituições.

 

A Hematologia Clínica dedica-se ao diagnóstico e tratamento das doenças do sangue e dos órgãos que intervêm na sua formação. Até agora, os hematologistas do Hospital de Braga estavam integrados no Serviço de Oncologia mas a premência em dar resposta às necessidades crescentes da população, motivou a contratação de mais médicos, permitindo, assim, aumentar também o portefólio de serviços a oferecer aos utentes.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...