Póvoa de Lanhoso acolheu estudantes que participam no projeto “Partilha com Energia”
A Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Fátima Moreira, recebeu, na tarde de 4 de maio, um grupo de 90 estudantes da EPAVE e de uma escola de Proença-a-Nova, que estão de visita ao concelho, no âmbito do projeto Partilha com Energia.
![](https://vmtv.sapo.pt/wp-content/uploads/2023/05/PartilhaComEnergia_EPAVE_2-700x467.jpg)
De manhã, idêntica receção havia ocorrido já na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, dado que uma das turmas também realiza intercâmbio com estudantes da Figueira da Foz.
A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso é entidade parceira e apoia o programa “Partilha com Energia”. “Para mim, projetos como este são importantes, sobretudo, porque vos permitem trabalhar competências complementares aos currículos”, referiu Fátima Moreira, numa mensagem corroborada e reforçada pelas pessoas que representaram a EDP, em ambos os momentos, e pelas direções dos referidos estabelecimentos de ensino da Póvoa de Lanhoso.
Estes estudantes partiram à descoberta da Póvoa de Lanhoso, depois de os colegas da EPAVE e da Escola Secundária já terem visitado aqueles dois concelhos. O projeto prevê que sejam os próprios jovens, do ensino secundário e profissional, a planear, preparar e a acolher, nos seus territórios, os seus pares. Um processo que lhes permite, de forma paralela aos currículos escolares, desenvolver competências sociais e relacionais, fomentando também o sentimento de pertença ao território onde os intercâmbios se desenvolvem.
A EDP-Gestão da Produção de Energia, S.A tem vindo a desenvolver, no âmbito da sua Responsabilidade Social, o projeto “Partilha com Energia”, consubstanciado na realização de projetos que fomentam o desenvolvimento social, económico e cultural, tendo por objetivo o incremento de competências de empreendedorismo, cidadania e responsabilidade cívica nos participantes.
De acordo com este desiderato, a EDP-Gestão da Produção de Energia apresentou o Projeto “Partilha com Energia” à Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso e à Escola Profissional do Alto Ave uma vez que o mesmo se destina a alunos do Ensino Secundário e Profissional, tendo as mesmas demonstrado o seu interesse em integrar o referido Projeto no seu Plano Anual de Atividades no ano letivo 2022/2023, abrangendo duas turmas de Ensino profissional.
O Projeto “Partilha com Energia” define-se como um projeto educativo no âmbito da cidadania ativa, responsável e participativa, promotor da partilha de ideias e experiências entre alunos de diferentes Agrupamentos de Escolas localizados em geografias abrangidas por diferentes estruturas da EDP Produção.