Seminário “A cada intervenção: um novo olhar” na Póvoa de Lanhoso
“A cada intervenção: um novo olhar” é como se designa o Seminário que a Póvoa de Lanhoso acolheu, ontem dia 20 de junho, no Centro Interpretativo Maria da Fonte.
Proporcionar ao pessoal técnico das instituições a reflexão sobre temáticas que dizem respeito às pessoas que prestam cuidados, mas também às pessoas maiores de idade acompanhadas, nas vertentes jurídica e humana, foi o principal objetivo desta iniciativa.
A organização esteve a cargo do Município da Póvoa de Lanhoso, através do Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal (GACI), da Comissão de Proteção ao Idoso (CPI) e do Provedor do Idoso para a Póvoa de Lanhoso.
O acolhimento dos convidados deu-se pelas 9h30, com comunicações da Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Fátima Moreira, do Presidente da Comissão de Proteção ao Idoso – CPI, Carlos Branco, e do Provedor do Idoso para a Póvoa de Lanhoso, Álvaro Oliveira.
“Um olhar jurídico” foi o tema do primeiro painel, que engloba as intervenções de Carlos Branco sobre o “Estatuto do Cuidador Informal” e de Conceição Sampaio sobre o “Regime do Maior Acompanhado”.
“Um olhar centrado na Pessoa” deu o mote para o segundo painel, com a intervenção de Daniela Oliveira sobre “A importância dos cuidados integrados” e de Herculano Andrade a respeito do “Bournout dos cuidadores”.