Município de Esposende aprova apoios de 91606 euros para instituições concelhias
O Município de Esposende vai atribuir apoios financeiros, no montante global de 91 606 euros, a diversas entidades do concelho, de acordo com deliberação unanimemente aprovada em reunião de Câmara.
O Município de Esposende vai atribuir 50 981 mil euros à Associação Social de Fonte Boa e Rio Tinto, valor destinado a apoiar as obras de adaptação do edifício da antiga Junta de Freguesia de Rio Tinto, para acolher os serviços de resposta social de Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário.
Este apoio insere-se no Plano de Desenvolvimento Social do concelho de Esposende e decorre das necessidades exigidas às IPSS, melhorando os serviços prestados às comunidades, prosseguindo os fins sociais no combate à pobreza e à exclusão.
No âmbito do apoio às autarquias locais, a Câmara Municipal vai apoiar a Junta de Freguesia de Antas no valor de 5 283 euros para reparação de viaturas que estão ao serviço da população, das escolas e das associações da freguesia.
O Município vai comparticipar a compra de uma viatura, pela Associação Cultural, Artística e Recreativa de Forjães (ACARF). O montante, de 15 342 mil euros, correspondente a 50% do valor de aquisição de uma viatura que terá como principal objeto o transporte de crianças com necessidades educativas especiais para o Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio.
O Município deliberou, também, atribuir um apoio financeiro de 20 mil euros à Orquestra da Costa Atlântica, para 2023 e 2024, possibilitando que esta continue a desenvolver o projeto cultural iniciado em 2015, de descentralização do acesso das pessoas à música erudita.
A política de apoio do Município visa atender às necessidades das freguesias e das suas populações, dando cumprimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.