Programa ambiental desafiou crianças de Braga a explorar recreios das escolas
Mais de 380 crianças dos jardins de infância e escolas do 1.º ciclo do Concelho de Braga participaram na segunda edição do EcoMov, uma iniciativa promovida pelo Município de Braga que visa valorizar e incentivar a aprendizagem e a brincadeira nos espaços exteriores das escolas.
Este ano, o foco das actividades esteve na promoção da literacia e do sentimento de pertença das crianças em relação ao património natural local. A par do entusiasmo e envolvimento das crianças, a iniciativa EcoMov recebeu também resposta positiva por parte dos educadores e professores envolvidos que destacaram a relevância do programa,
As actividades desenvolvidas no pré-escolar permitiram a promoção do reconhecimento e valorização dos espaços exteriores das escolas por parte das crianças, bem como o conhecimento e valorização dos espaços verdes do concelho de Braga e de alguns dos animais ali existentes.
Através do recurso à brincadeira/jogo, as crianças participaram de uma divertida caça ao tesouro, explorando, posteriormente, as imagens dos animais escondidas no recreio da escola. Em seguida, realizaram actividades como brincadeiras com água, elementos naturais e utensílios de cozinha; desenharam e coloriram animais, com giz, no chão, através de sombras e fizeram colagem de elementos naturais, em contornos de animais, estimulando suas habilidades motoras, cognitivas e criativas.
Já no 1.º ciclo, a dinâmica foi semelhante, com uma caça ao tesouro com imagens e nomes de animais, seguida da sua identificação, localização onde podem ser encontrados e exploração de algumas particularidades relativas a esses animais. Posteriormente, as crianças foram incentivadas a modelar animais com argila e elementos naturais.
No final de cada sessão foi entregue às crianças uma check-list com alusão aos animais e espaços verdes do concelho de Braga.
A iniciativa conta com a parceria da ‘BioAventuras’, ‘Pegadas do Brincar’ e ‘Vincular’, três entidades que promovem actividades ao ar livre e o contacto das crianças com a natureza.