Governo prepara novo mecanismo para reduzir as taxas de juro no Crédito à Habitação
Depois do BCE voltar a subir as taxas de juro de referência, a décima consecutiva, o Governo vai criar um mecanismo para reduzir e estabilizar as prestações do crédito à habitação. Medida deverá ser aprovada no próximo Conselho de Ministros.
O Banco Central Europeu (BCE) decidiu voltar a subir as taxas de juro de referência, sendo a 10.ª subida consecutiva. Com esta subida, as taxas de referência atingem o valor mais elevado de sempre da zona euro.
O Governo já tinha antecipado esta decisão e vai criar um mecanismo para reduzir e estabilizar durante dois anos as prestações do crédito à habitação.
O primeiro-ministro, António Costa, afirmou na quarta-feira que aguardavam a decisão do BCE sobre as taxas de juro para aprovarem, no Conselho de Ministros na próxima semana, as medidas de apoio.
De acordo com a manchete do Expresso de sexta-feira, quem aderir ao novo pacote terá de imediato uma redução da taxa de juro.
O novo mecanismo deverá durar dois anos e ficará disponível para todos os portugueses com empréstimo para habitação permanente, seja qual for o valor do crédito ou do rendimento que declaram.