Município de Esposende assinala Dia Mundial do Turismo
As comemorações do Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, ficam assinaladas, em Esposende, pela realização de um workshop sobre “Turismo Criativo e Desenvolvimento Local”. Porém, no dia 29, a temática volta a marcar a agenda, com a apresentação dos
projetos do Município de Esposende, relacionados com o Plano de Ação e Comunicação do destino.
O Dia Mundial do Turismo é celebrado em todo o mundo no dia 27 de setembro e este ano aborda a temática do “Turismo e Investimentos Verdes”, destacada pela Organização Mundial de Turismo (OMT).
Durante a manhã do dia 27 de setembro realizar-se-á no Centro Cultural de Forjães, um workshop sobre “Turismo Criativo e Desenvolvimento Local”, uma parceira do Município de Esposende com o LAB2PT, da Universidade do Minho. As sessões serão
vocacionadas para o desenvolvimento do turismo criativo, nomeadamente, para as boas práticas em turismo criativo e a metodologia adotada pelo Projeto CREATOUR.
A sessão conta com a presença de Paula Remoaldo (Lab2PT, Universidade do Minho), Sérgio Mano (Vereador do Turismo da Câmara Municipal de Esposende), tendo num primeiro painel as participações de Tiago Castro (CES – Universidade de Coimbra) e
Sílvia Silva (CES – Universidade de Coimbra) e, na segunda sessão, será dado a conhecer o projeto “Encontrarte em Amares”, seguindo-se uma visita comentada ao Centro Interpretativo do Junco.
No dia 29 de setembro realiza-se, às 10 horas, no Auditório do Centro de Informação Turística de Esposende, uma sessão direcionada para a apresentação de projetos do Município de Esposende relacionados com o Plano de Ação e Comunicação das experiências do destino. Os presentes terão oportunidade de assistir à apresentação do “Plano de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende”, do projeto “Explore Esposende“ (Minho Tourism Design Experience), e à versão atualizada do projeto “Esposende Virtual”.
O Dia Mundial do Turismo 2023 convoca a comunidade internacional, os governos, instituições financeiras multilaterais, parceiros de desenvolvimento e investidores do setor privado, no sentido de todos se unirem em torno de uma nova estratégia de investimento em turismo.