Mercado da Castanha em Vieira do Minho: estão abertas as inscrições para o concurso do Mel
No âmbito do Mercado da Castanha, promovido pelo Município de Vieira do Minho nos dias 18 e 19 de novembro, a Câmara Municipal informa que se encontram abertas as inscrições para o concurso de mel.
Os interessados em participar neste concurso devem efetuar a sua inscrição, diretamente no site do município, mediante o preenchimento de formulário próprio, aí disponível, e remetendo o formulário de inscrição para geral@cm-vminho.pt colocando no assunto Concurso de Mel 2023 .
O concurso do “Mel de Vieira do Minho” é uma iniciativa promovida pelo Município de Vieira do Minho, em parceria com a APICAVE – Associação de Apicultores do Vale do Cávado, e preconiza a valorização e promoção de um produto local de grande importância ambiental, económica, social e cultural do concelho.
O concurso visa também premiar os produtores locais pelo seu trabalho de preservação e valorização de uma actividade agrária tradicional de enorme importância para o meio natural e para a economia local.
Lembramos, ainda que podem inscrever-se neste concurso produtores com apiários instalados no concelho. Os prémios serão de 200 euros para o primeiro prémio, 150 euros para o segundo e 100 euros para o terceiro.
De referir, ainda que a Câmara Municipal aprovou recentemente um regulamento municipal de apoio financeiro destinado ao fomento da produção pecuária para os criadores de abelhas concelhios. Neste sentido, podem candidatar-se os titulares de apiários que possuam documento comprovativo de atividade apícola, e que respeitem as normas obrigatórias de saúde pública, sanidade animal, higiene publica municipal, bem-estar animal e respeito pelo ambiente, nomeadamente e, entre outros, através do PISA- Programa Informático de Sanidade Animal.
Os interessados em candidatar-se ao apoio deverão preencher o formulário próprio acompanhado dos documentos solicitados no artigo 3º e nº 1 do artigo 8º do Regulamento.
No caso da produção de mel, apenas poderá ser atribuído por colmeia, o valor máximo de 3 euros, até ao montante de 250 euros por produtor. Mais informações no Gabinete de Atendimento ao Munícipe da Câmara Municipal