Vila Verde prestou homenagem ao mentor do Museu do Linho e do Mundo Rural
Numa festa emotiva e ao som do tradicional folclore, o Município de Vila Verde e a Junta da União de Freguesias de Marrancos e Arcozelo prestaram no passado sábado, dia 28 de outubro, uma homenagem a Abílio Soares Ferreira, o “mentor, impulsionador e doador” do Museu do Linho e do Mundo Rural.
“Parabéns e obrigada por tudo o que tem feito e continua a fazer com toda esta força, grande amor, empenho e paixão pela tradição e pela cultura popular. Que continue por muitos anos a ser esta história viva, do mundo rural e do ciclo linho”, agradeceu a presidente da Câmara, Júlia Rodrigues Fernandes.
O reconhecimento ficou perpetuado com o descerramento de um memorial, com uma peça metálica a ilustrar o rosto de Abílio Ferreira, que foi surpreendido pela homenagem, no dia do seu 87º aniversário, numa festa a que se associou ainda o Rancho Folclórico de Marrancos.
“A população está agradecida e é de inteira justiça homenagear a pessoa que doou todo o espólio e tornou possível ter na nossa freguesia o Museu do Linho e do Mundo Rural, onde podemos recordar e conhecer a vida do século passado e todo o ciclo do linho”, justificou o presidente da Junta Manuel Rodrigues.
Além da doação do espolio, a presidente da Câmara de Vila Verde enalteceu “a dedicação e a generosidade” do senhor Abílio Ferreira, “sempre pronto e disponível, seja para recriar a espadelada ou para explicar e mostrar todo o ciclo do linho, desde a semente até ao linho em que se borda o Lenço de Namorados”.
“Que continue assim, jovem, por muitos anos. É a história viva. Sempre a transmitir esta paixão pela tradição e pelo mundo rural”, apontou Júlia Rodrigues Fernandes, sublinhando ainda o contributo de Abílio Ferreira para que o Museu do Linho seja reconhecido como “um dos mais belos museus de Portugal” e que foi recentemente premiado pela Associação de Museologia.