Presidente da Câmara apresenta condolências pelo falecimento de Fernando Dias de Carvalho Conceição
Em Guimarães, Fernando Conceição foi vereador da Câmara Municipal e vogal da Assembleia Municipal.
Fernando Conceição nasceu em Braga, em 18 de abril de 1923, tendo falecido esta quarta-feira, dia 17 de abril, em vésperas de completar 101 anos de idade. Licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas, pela Universidade de Lisboa.
A sua carreira profissional inicia-se na Escola do Magistério Primário de Bragança, onde ocupou o cargo de Diretor. Mais tarde, veio dar aulas para o Liceu de Guimarães, onde também desempenhou o cargo de Reitor. A sua carreira político-administrativa foi pontuada por cargos de relevo. Foi vereador da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães (1968), vogal da Assembleia Municipal de Guimarães (1982), vogal da Comissão Permanente do PSD de Braga (1983-1985), deputado à Assembleia da República (IV e V Legislaturas) e vice-governador Civil de Braga (1994-1995). Pertenceu a duas comissões de Educação Nacional, Cultura Popular e Interesses Espirituais e Morais.
Em Guimarães, foi um dos fundadores e presidente da Direção da Universidade do Autodidata e da Terceira Idade (UNAGUI), trabalho em prol de várias associações, como a Sociedade Martins Sarmento, a Muralha – Associação de Guimarães para a Defesa do Património, o Hospital Senhora da Oliveira e o Vitória Sport Clube. Durante a vigência de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, foi membro do Conselho Geral da Fundação Cidade de Guimarães.
Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, expressa o seu pesar pelo falecimento de Fernando Dias de Carvalho Conceição, endereçando a toda a sua família e amigos as mais sentidas condolências.
O velório realiza-se a partir das 18h30, na Igreja de São Francisco, e as cerimónias fúnebres amanhã, às 16h00.