Praia do Faial acessível para todos e com bandeira azul
O Município de Vila Verde procedeu ontem ao hastear da Bandeira Azul na Praia Fluvial do Faial, em Prado, numa cerimónia que assinalou também a abertura da época balnear, num concelho marcado pela excelência de zonas ribeirinhas.
Num ano que consolida a Praia do Faial como Bandeira Azul, a que acresce ainda a distinção oficial como Praia Acessível, a presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, salientou “o reconhecimento público e os bons resultados do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Município para potenciar as mais-valias que a Natureza oferece ao concelho”.
Crianças do Centro Escolar de Prado animaram cerimónia, que contou com as participações também dos vereadores Manuel Lopes, Michele Alves e Patrício Araújo, assim como do presidente da Junta de Freguesia da Vila de Prado, Albano Bastos.
Bandeira Azul pelo terceiro ano consecutivo, a Praia Fluvial do Faial viu reconhecidos os excelentes desempenhos nas épocas balneares anteriores, assim como as performances ao nível da qualidade da água e dos equipamentos e infraestruturas de apoio, sustentabilidade ambiental, segurança e bem-estar.
Como “Praia Acessível, Praia para Todos”, a Praia do Faial assegura ainda equipamentos de apoio ao banho de pessoas com mobilidade condicionada. Disponibiliza condições que permitem o acesso a todas as pessoas, independentemente da idade ou das dificuldades de locomoção e mobilidade.
Júlia Rodrigues Fernandes defendeu a aposta estratégica do Município na valorização dos “recursos naturais que diferenciam o concelho”, destacando as zonas fluviais junto aos rios Cávado, Homem, Neiva e Vade, “verdadeiros ex-libris”.
Investimentos efetuados nos últimos anos em Coucieiro e Ponte S. Vicente reforçaram o leque de ofertas de lazer em áreas fluviais no concelho, que está classificado como Estação Náutica de Portugal, dando relevo aos extraordinários recursos hídricos e às paisagens fantásticas que se pode disfrutar no concelho, como são os vários trilhos que se desenvolvem pelas áreas florestais e encostas.