Quantcast
 
 

Leopard 2A6 do Exército Português em treino de recuperação de viaturas blindadas na Eslováquia

Um dos carros de combate do pelotão de Leopard 2A6 da 1ª Força Nacional Destacada para a Eslováquia (1ªFND/SVK), das Forças Armadas Portuguesas, junto do Grupo de Batalha Multinacional da NATO na Eslováquia (NATO “MultiNational BattleGroup Slovakia”, MNBG SVK), num treino de recuperação de viaturas, em Julho de 2024, com a participação de meios e militares de outras forças ali projectadas. O MNBG SVK está aquartelado em Lešť, Pliešovce, no Centro-Sul da Eslováquia, a cerca de 230 km da fronteira, a Leste, com a Ucrânia.

 
Foto via NATO MNBG SVK

Na foto podemos observar, a ser rebocada pelo Leopard 2A6 de um obstáculo de lama, uma viatura blindada 4×4 URO Vamtac ST5 (das Forças Armadas de Espanha) e, ao centro, uma viatura blindada 6×6 LKOV (“Lahko kolesno oklepno vozilo”) Valuk, variante eslovena da Pandur. Mais acima, na foto, temos uma viatura blindada VPV (“Vyprošťovací Pásové Vozidlo”) de recuperação (variante checa da BREM-2, assente sobre a sua variante local do BMP-2, a BMV-2), equipada com grua (que podemos ver, recolhida em diagonal horizntal, sobre o topo do chassis).

 
 

Este pelotão de Leopard 2A6, comandado pelo Tenente Bernardo Quintela, faz parte do Grupo de Carros de Combate (GCC), comandado pela Tenente-Coronel Elisabete Silva, da Brigada Mecanizada (BrigMec) do Exército Português, e esteve em aprontamento ao longo do primeiro semestre de 2024, com diversas acções de formação e treino operacional, compreendendo a participação, de 29 de Abril a 10 de Maio de 2024, no exercício ORION (o maior exercício anual calendarizado pelo Exército Português). Sendo um pelotão de carros de combate composto por 4 blindados, acresce aqui, por boa prática, uma unidade adicional (de reserva), num total de 5 unidades a projectar. O efectivo directamente afecto a este pelotão corresponde a 24 militares. Esta 1ªFND/SVK, projectada desde Portugal por via marítima e terrestre, está na Eslováquia desde 16 de Julho de 2024.

A NATO conta actualmente com um total de oito Grupos de Batalha no seu flanco Leste (de Norte para Sul): Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia, Hungria, Roménia, Bulgária. O Grupo de Batalha Multinacional da NATO na Eslováquia é neste momento comandado, e desde o início de Julho, por Espanha, sendo composto por forças destacadas da República Checa, da Eslováquia, da Eslovénia, de Espanha, de Portugal, da Alemanha e dos Estados Unidos da América

 
 

Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...

Deseja ativar as notificações Sim Não