Braga assinalou Dia Mundial da Saúde Mental
O Município de Braga, a PSP e a Escola Profissional Profitecla promoveram uma iniciativa de sensibilização sobre a Saúde Mental. Cerca de 3 mil alunos estiveram no Forum Braga onde assistiram à peça de teatro “Querida Sofia”, procurando sensibilizar para a Saúde Mental, assim como para a violência no namoro e a violência doméstica, as dependências e o impacto que as mesmas podem ter no bem-estar e na saúde mental dos jovens.
Tendo como temática de fundo os desafios que os jovens de hoje enfrentam, esta iniciativa procurou promover o debate em torno de problemáticas muito impactantes e que influenciam diretamente as vivências destes na sociedade atual.
Paralelamente a esta iniciativa, mais de uma dezena de parceiros construíram um “Espaço Oportunidades”, promovendo informação, sensibilização e consciencialização dos participantes para os temas, bem como a oportunidade dos jovens para interagirem diretamente com as instituições.
Participaram neste espaço de oportunidades a Polícia de Segurança Pública, a CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Braga, a Cáritas Arquidiocesana de Braga, a delegação local da Cruz Vermelha Portuguesa, as Irmãs Hospitaleiras de Braga, a APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, a ARS Norte – Saúde Escolar, o Instituto Português do Desporto e da Juventude, os Bombeiros Sapadores de Braga, o GIAPI – Gabinete de Informação e Acolhimento para a Igualdade e a Unidade de Juventude do Município de Braga.
Para a Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga, Carla Sepúlveda, “esta iniciativa é extraordinariamente importante, quer pelos temas abordados, quer pelo público que participou, e pelo número de parceiros envolvidos”.
Esta cooperação permitiu oferecer aos participantes uma oportunidade única de usufruir, no mesmo local, de uma oferta tão completa para os ajudar, num tema muito sensível e tão relevante para as suas vidas.