Município de Fafe atribuiu 30 mil euros à ADDAF para a gestão do canil municipal
O Executivo Municipal de Fafe aprovou, esta segunda-feira, por unanimidade, a atribuição de um apoio de 30 mil euros à Associação de Defesa dos Direitos dos Animais e Floresta (ADDAF), reconhecendo a excelência do trabalho de voluntariado que a mesma tem realizado no Canil Municipal.
O Município de Fafe pretende através deste apoio assegurar o bom funcionamento do Canil Municipal e garantir o melhor tratamento sanitário e o bem estar dos animais aí recolhidos. Adicionalmente, o Município continuará a comparticipar as ações desenvolvidas pela ADDAF na melhoria das condições dos animais recolhidos no Canil Municipal, bem como a fazer a recolha de animais errantes, a suportar os custos do fornecimento de água, luz e recolha de lixos das instalações e a disponibilizar o veículo de transporte de animais, sempre que necessário e solicitado pela Associação.
Recorde-se que a ADDAF tem, ao longo dos anos, garantido a realização de campanhas de adoção responsável e promovido ações de esterilização, que são atividades fundamentais no combate à sobrepopulação dos animais e à prevenção do abandono; sendo, igualmente, responsável pela manutenção e limpeza dos espaços do canil e da área envolvente, gerindo adequadamente a alimentação e a medicação recomendada pelos serviços municipais de medicina veterinária.
Em termos de balanço do ano de 2023, foram realizadas, no Centro de Recolha Oficial de Fafe, 39 adoções de canídeos e 15 adoções de felinos. Para além disso, num esforço resultante do estabelecimento de parcerias da ADDAF com associações alemãs e holandesas congéneres, foi possível promover a adoção de 88 canídeos, diminuindo a pressão de sobreocupação do canil.
Igualmente, no que respeita a esterilizações, a ADDAF promoveu, em 2023, a esterilização de mais de 400 animais, nomeadamente 134 cadelas, 25 cães e 220 gatas, e manteve, ao longo do ano, várias campanhas de angariação de alimentos, em parceria com supermercados locais e outras associações, apelando e mobilizando os mais jovens em ações de sensibilização da comunidade para a temática do bem estar animal.