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Guimarães aposta no Turismo Industrial e Sustentável como Estratégia de Desenvolvimento

Guimarães acolheu, na passada terça-feira, dia 29 de outubro, a segunda edição do Conselho Consultivo de Turismo, onde foram discutidas as perspetivas e o futuro do Turismo Industrial no concelho e na região. Entre as principais conclusões do encontro, destacou-se a importância de fomentar redes colaborativas, com ações e espaços de encontro que envolvam diferentes setores, de forma a gerar novas ideias e produtos turísticos mais robustos e com valor acrescido para a economia local. Nesta linha, realçou-se a necessidade de promover a participação de profissionais independentes e empresas na criação de uma oferta turística integrada.

 

Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, afirmou que o Turismo Industrial em Guimarães é um dos pilares estratégicos do plano para o futuro, realçando que “esta vertente turística permite contar a história da indústria que marca a identidade do concelho, ao mesmo tempo que atrai um público diversificado e potencia o desenvolvimento económico local”. Segundo o vereador, este é um caminho que “além de preservar o património industrial, valoriza também o presente e o futuro da economia do concelho”.

 
 

A participação de empresas de diversos setores tem sido já uma realidade, integrando a oferta de Turismo Industrial e mostrando o envolvimento do tecido empresarial local na promoção desta estratégia.
Além disso, o enoturismo emerge como um produto estratégico, com quintas produtoras de vinhos da região a participarem ativamente na oferta turística de Guimarães, oferecendo experiências enoturísticas autênticas e fortalecendo a imagem do território como destino de turismo cultural e gastronómico.

Outro dos pontos abordados foi a “Estratégia do Turismo de Guimarães 2029”. A Câmara Municipal já realizou várias iniciativas, incluindo o mapeamento da identidade territorial, a criação do projeto Hereditas, a reformulação do website do turismo, a realização de workshops com jovens e a dinamização de ações de formação. A valorização das aldeias também foi impulsionada com a criação de vídeos, mapas, e o projeto Excentricidade, que reforça o papel das localidades históricas do concelho no turismo.

 
 

Quanto às candidaturas para distinções e à estratégia de sustentabilidade, Guimarães submeteu propostas para a Capital Verde Europeia e a Certificação como Destino Turístico Sustentável, além de projetos como o MetroMinuto e o Green Key. Já no domínio da Arte no Território, destaca-se o Roteiro de Arte Pública e iniciativas de Turismo Criativo e de Experiências.

Para 2025, estão definidos como projetos âncora a Certificação como Destino Turístico Sustentável e a implementação do Guimarães.Card, um produto que visa oferecer aos turistas um conjunto de transportes e experiências genuínas e que, em associação ao Porto.Card, proporcionará uma solução de “cartão multidestino”, incentivando a visita a Guimarães e valorizando o território.

 

Nos próximos cinco anos, Guimarães pretende uma evolução positiva e sustentável nos diferentes denominadores de avaliação turística, nomeadamente, na procura em mercados com maior poder de compra, na estada média e no retorno económico do setor.

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