Novo edifício Irmandade de São Torcato vem melhorar a prestação de serviços na área social
A inauguração do novo edifício “Irmandade de São Torcato” teve lugar este domingo, 3 de novembro, e contou com a presença de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal.
Na manhã deste domingo, 3 de novembro, no parque de S. Torcato, foi inaugurado o novo edifício “Irmandade de São Torcato”, numa cerimónia que contou com a presença de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Dom José Cordeiro, Arcebispo de Braga, e João Ferreira, diretor da Segurança Social de Braga.
O primeiro momento foi protagonizado por Dom José Cordeiro e Domingos Bragança, que descerraram a placa comemorativa da inauguração, a que se seguiu o descerramento da placa “Sala Armindo Carvalho” – um empreendedor torcatense que dedicou a sua vida em prol da comunidade e desempenhou funções na mesa da Irmandade de São Torcato –, realizado por Ricardo Freitas e Manuel Carvalho, na presença de esposa e filho de Armindo Carvalho.
Nas intervenções protocolares que se seguiram, Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, expressou gratidão pela homenagem a Armindo Carvalho, um homem que, nas suas palavras “nos inspira, através da manifestação da sua forte identidade local e disponibilidade em prol do desenvolvimento da sua terra”. O edil referiu-se a Armindo Carvalho como “uma pessoa com quem sempre se podia contar e que manifestava um amor completo a São Torcato”. Referindo-se ao novo edifício inaugurado, Domingos Bragança disse que a Irmandade percebeu claramente que precisava de um espaço Multiusos e de convívio que permitisse aos utentes uma melhor interação com todos, mas também com a Natureza, e concluiu dando os parabéns pelo novo espaço, “que vem acrescentar qualidade a São Torcato”.
Dom José Cordeiro, Arcebispo de Braga, felicitou a Irmandade de São Torcato pelo contributo para o bem comum e manifestou alegria e gratidão. Num dia que foi também passagem de testemunho na Mesa da Irmandade, Dom José Cordeiro quis assinalar a forma serena como isso foi alcançado, o que, numa Irmandade, considera de assinalar. O Arcebispo de Braga falou ainda da homenagem a Armindo Carvalho, dizendo que “sem memória não há futuro” e realçando a coragem de agradecer, “o que nem sempre é fácil”. Cuidar das raízes e dar esperança ao futuro foram as ideias com que terminou a sua intervenção.
Nas intervenções anteriores, João Ferreira, diretor da Segurança Social de Braga, referiu ser um prazer estar a inaugurar um espaço que servirá de apoio co Centro de Dia e enalteceu a perseverança de Paulo Novais, juiz da Irmandade cessante, que disse estar perante “um momento muito forte”, no seu último dia de juiz. “Este é o resultado de uma ambição muito longa. Armindo Carvalho desafiou-nos para este projeto. Era um homem grande e que exigia de nós o melhor”, terminou, sem deixar de enaltecer o papel importante na concretização do objetivo que teve Manuel Carvalho, vice juiz da Mesa da Irmandade.
No final das intervenções, Dom José Cordeiro procedeu à bênção do edifício “Irmandade de São Torcato”.
Mais tarde, no final da Missa Solene em Honra de São Torcato, que teve lugar na Basílica, realizou-se a entrega diplomas de Irmão Honorário e Benfeitor e a tomada posse da nova Mesa Administrativa, liderada agora por Ricardo Freitas. Domingos Bragança, presidente da Câmara, foi agraciado com o título de Irmão Honorário, em representação do Município de Guimarães.