Município convida a “ESPLORAR” Esposende em 2025 “Turistando em Família”
Todos os meses há caminhadas para desfrutar da natureza e conhecer a história e o património cultural do território
A fechar o ciclo de 2024 da atividade “ESPLORAR: por Trilhos e Caminhos de Esposende”, realizou-se, no passado dia 8 de dezembro, mais uma caminhada, que percorreu caminhos e trilhos da Rede de Percursos Pedestres de Esposende, nomeadamente das freguesias de Belinho e Antas.
Cerca de duas dezenas de participantes, oriundos de localidades como Esposende, Braga, Póvoa de Varzim e Paredes (Porto), aproveitaram a oportunidade para explorar um itinerário repleto de património religioso, arqueológico, etnográfico e, sobretudo, natural.
A atividade incluiu a visita a diversas capelas e a apreciação de paisagens panorâmicas, permitindo aos participantes desfrutar da natureza e conhecer um pouco mais sobre a história e o património cultural de Esposende.
Com início na Igreja Paroquial de Belinho e destino no Santuário da Senhora da Guia, os participantes percorreram trilhos e caminhos florestais, visitando as capelas de São Cristóvão, em Antas, de Santo Amaro, em Belinho, onde foram apresentadas lendas e histórias locais, não faltando a passagem pelo nicho de Nossa Senhora dos Campelos, onde se crê ter aparecido Nossa Senhora, em 1954. A caminhada constituiu também uma oportunidade para admirar a vista panorâmica da região, proporcionada por um painel interpretativo instalado no local. Ao longo do percurso, os participantes puderam apreciar a beleza das fontes, sendo sensibilizados para a importância da água da rede pública e do seu consumo consciente. A visita a estas fontes, muitas vezes esquecidas, serviu como um lembrete da riqueza hídrica do concelho.
Organizada pelo Município de Esposende, com a colaboração das empresas municipais Esposende 2000 e Esposende Ambiente, a atividade “ESPLORAR: por Trilhos e Caminhos de Esposende” enquadra-se num programa mais amplo de promoção do património natural e cultural de Esposende.
Para 2025, estão previstas 12 novas edições deste programa, a ocorrer sempre no segundo domingo de cada mês, com a inclusão de novas rotas e a criação de um novo programa direcionado às famílias, o “Turistando em Família”, que terá um ritmo mais lento e um enfoque maior no conhecimento de uma parcela do território.
Esta ação enquadra-se no Plano de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende 2023_2027, entroncando nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.