Município de Esposende garante formação contínua nas escolas públicas do concelho
Com o intuito de garantir formação aos docentes e não docentes em exercício de funções nas escolas públicas do concelho, o Município de Esposende tem estabelecido um protocolo de colaboração com o Centro de Formação da Associação de Escolas dos concelhos de Barcelos e Esposende (CFAEBE).
O CFAEBE é uma instituição de referência, acreditado como entidade formadora pelo CCPFC (Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua), no que respeita à formação de educadores e professores dos ensinos básico e secundário, e acreditado pela DGAE (Direção-Geral da Administração Escolar) como entidade formadora de pessoal não docente.
O Município reconhece que é de primordial importância investir no desenvolvimento profissional de todos os atores educativos, quer do ponto de vista pessoal, quer organizacional, pelo que a formação de docentes e não docentes é, cada vez mais, um fator determinante para a qualidade do serviço educativo prestado.
Neste sentido, é realçada a importância de proporcionar o contínuo aperfeiçoamento das competências profissionais dos docentes e não docentes no contexto da formação ao longo da vida, incentivando a autoformação, a prática da investigação a atualização científica e a inovação pedagógica.
No contexto de cooperação existente com a comunidade educativa local e com os diversos agentes educativos da comunidade, e por via deste protocolo de cooperação com o CFAEBE, o Município de Esposende tem vindo a desenvolver ações e atividades que promovam a formação contínua de docentes e não docentes.
Tendo como horizonte o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, o Município dá o seu contributo para que a formação contínua de docentes e de outros agentes da educação seja um elemento estrutural na melhoria da qualidade, da eficácia e da eficiência do sistema de educação.