Quantcast
 
 

Município de Braga reforça programa para educação STEAM

O Município de Braga em parceria com a Cooperativa Focus, desenvolveram o projeto Robotics Funny Learning TM que através de um robot programável e um Kit de sistema de construção, oferece uma abordagem prática e envolvente para o ensino de ciências físicas.

 

Com uma série de recursos integrados e biblioteca de lições em constante expansão, este projeto visa ajudar os professores a despertar e estimular o interesse em áreas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) a todos os alunos do ensino pré-escolar e do ensino básico dos agrupamentos de escolas de Braga, de forma lúdica e pedagógica que une a teoria à prática.

 
 

Os robôs educacionais oferecem uma oportunidade única de envolver os alunos do pré-escolar e do ensino básico das escolhas públicas do concelho de Braga, especialmente aqueles em situações de vulnerabilidade social e incluindo pessoas com necessidades específicas, na aprendizagem e no desenvolvimento de competências essenciais para carreiras futuras nas áreas STEAM e no mercado de trabalho em geral.

Para este efeito estão previstas as seguintes iniciativas: capacitação de professores; a criação de uma academia, onde através de cenários imaginativos e criativos, os alunos trabalham para projetar, construir, testar e modificar suas próprias criações robóticas ao longo do ano letivo; e um bootcamp, evento de final de temporada onde todas as equipas se reúnem para comemorar e participar em diversos desafios opcionais de forma a inovação, competências de liderança e uma mentalidade empreendedora.

 
 

Este é um projeto que envolve um investimento de cerca de 25 mil euros e que, nesta fase de capacitação, abrangerá mais de 100 professores das escolas públicas do concelho de Braga.

Com esta iniciativa, o Município de Braga reforça o seu programa para a Educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), promovendo uma abordagem moderna e interdisciplinar à inovação e investigação.

 

A estratégia visa preparar os alunos para um futuro baseado em competências STEAM, ao mesmo tempo que fomenta o gosto pelas ciências, tecnologia, engenharia, arte e matemática, com o propósito de dotar os alunos de ferramentas inovadoras e criativas, consolidar o pensamento crítico, incentivar a experimentação e a autoaprendizagem, o trabalho colaborativo, a resiliência e a capacidade de resolução de problemas.

O trabalho inicia-se com o processo de capacitação dos docentes com ferramentas e conhecimentos necessários para a implementação eficaz deste programa.

 

Comentários

comentários

You may also like...

Deseja ativar as notificações Sim Não