Quantcast
 
 

Bombeiros Voluntários de Fão recebem equipamento para recolha de animais errantes feridos na via pública

O Município de Esposende dotou os Bombeiros Voluntários de Fão de novo material para a recolha de animais errantes feridos na via pública, nomeadamente utensílios de captura, contenção e transporte de animais.

 

A entrega deste equipamento, efetuada na presença da Vereadora com a área funcional Proteção Animal e Veterinária, Alexandra Vilar, e do Médico Veterinário Municipal, Carlos Campelo, decorre do protocolo de colaboração estabelecido entre a Câmara Municipal de Esposende e a Benemérita Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fão, no âmbito do Plano Estratégico Municipal para o Bem-Estar Animal.

 
 

Esta parceria visa dar a melhor e mais rápida resposta às necessidades do concelho no que concerne ao cuidado com os animais de rua. Por via deste protocolo tem sido possível assegurar a recolha de animais errantes feridos na via pública, em todo o território concelhio, ao longo de 365 dias por ano e durante 24 horas por dia.

Os animais são recolhidos e transportados, em ambulância própria para o efeito, para os CAMV (Centros de Atendimento Médico Veterinário) pelos Bombeiros Voluntários de Fão, que asseguram a prestação dos primeiros socorros aos animais, durante o processo de transporte. Entre julho e dezembro de 2024, atenderam 39 ocorrências, reportadas para o quartel, através do contacto telefónico 253 969 800.

 
 

No âmbito das suas competências nos domínios da defesa da saúde pública e do meio ambiente, o Município tem garantido o socorro aos animais de companhia errantes feridos que se encontrem na via pública, em linha com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

Comentários

comentários

 

You may also like...

Deseja ativar as notificações Sim Não