Helicóptero “Merlin” da Força Aérea Portuguesa em evacuação médica de tripulante de porta-contentores ao largo das Flores
Açores, Portugal
10 de Fevereiro de 2025
Helicóptero EH-101 “Merlin” (19604) da Esquadra 752 – “Fénix” da Força Aérea Portuguesa (FAP), a operar a partir da Base Aérea N.º 4 (BA4), Ilha Terceira, na Região Autónoma dos Açores, procede a evacuação médica de tripulante do navio mercante “Chiquita Harvester” a 10 de Fevereiro de 2025, a partir de uma posição a cerca de 50 milhas náuticas a Sudoeste das Lajes das Flores e a a cerca de 230 milhas náuticas a Oeste da Terceira, onde aterraria pelas 21:46 UTC (20:46 locais), após menos de 2 horas de voo desde o ponto do resgate.
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O “Chiquita Harvester”, proveniente do Porto de Vlissingen na Holanda, de onde largou a 5 de Fevereiro de 2025, e com destino ao Panamá, navegava a cerca de 400 milhas náuticas a Oeste da Terceira, a 15 nós e com rumo 221.9° (Sudoeste), quando uma cólica renal com dor refractária, a necessitar de cuidados médicos hospitalares urgentes, se manifestou num tripulante de 31 anos, de nacionalidade russa.
Com acção dirigida pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Marítimos (CODU-MAR) e com o “Rescue Coordination Center” (RCC) das Lajes, desencadeia-se a operação de resgate a partir da Terceira, com o “Chiquita Harvester” já com o seu rumo alterado para os 77° (Este/Nordeste) por forma a encurtar a distância e tempo para o resgate. O “Merlin” da FAP descolaria da BA4 pelas 17:45 UTC. Pelas 20:18 UTC, já terminado o resgate, o navio retomaria o rumo Sudoeste.
O navio mercante “Chiquita Harvester” (ex-“Seatrade Ecuador”), IMO 9976226, “callsign” 5LSP2, a operar sob bandeira de Libéria, tem 172 metros de comprimento, 28 metros de boca e 7.7 metros de calado. Trata-se de um porta-contentores, de 23 787 toneladas (DWT), construído em 2024. Este é o mais recente dos vários navios directamente afectos à operação logística da “Chiquita”, transportando bananas produzidas desde a América Central e do Sul até à Europa. Nas fotos dos contentores que documentam esta acção de evacuação médica é possível observar a logomarca da “Chiquita”, no canto superior esquerdo das portas
A Esquadra 752 da FAP tem origens que remontam a 1978, então com o cognome de “Pumas”. Tendo sido desactivada em 1993, registou uma reactivação, entre 2008 e 2011 e agora, desde 16 de Maio de 2023, é reactivada com o cognome de “Fénix” e, sob comando do Major Piloto-Aviador Miguel José Lopes Paulino Cortês Gaspar, está afecta à Base Aérea N.º 4 (BA4), nas Lajes, Vila Praia da Vitória, na Ilha Terceira, Região Autónoma dos Açores (RAA).
O Agusta-Westland EH-101 “Merlin” tem um comprimento de 19,30 metros, uma altura de 6,61 metros e uma envergadura de 18,60 metros. Propulsionado por 3 motores Rolls-Royce Turbomeca RTM 322-MK 250, consegue uma velocidade de cruzeiro de 278 km/h com um raio de acção de 740 km (643 milhas náuticas) e um tecto de altitude máxima de 4 575 metros. Com uma tripulação de 3 a 5 elementos, pode transportar até 30 militares equipados, com um peso máximo à descolagem de 14,6 toneladas. Pode ainda suportar uma carga alternativa exterior na ordem das 4,5 toneladas no seu gancho inferior de carga (“Under-Slung Load”, USL).
Fotos via Marinha Portuguesa | Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada)
Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”