Castelo de Lanhoso e Castro de Lanhoso receberam o selo “Rotas do Norte”
O selo “Rotas do Norte” foi recentemente atribuído ao Castelo de Lanhoso e ao Castro de Lanhoso pela CCDR NORTE e pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (ER-TPNP).
![](https://vmtv.sapo.pt/wp-content/uploads/2025/02/Castelo-de-Lanhoso-e-Castro-de-Lanhoso-receberam-o-selo-_Rotas-do-Norte_-foto-700x525.jpeg)
Estas duas entidades promovem conjuntamente uma estratégia de organização, gestão e promoção de rotas turísticas regionais de Património Cultural, Arte e Arquitetura Contemporâneas, designadas de “Rotas do Norte”, tendo em vista o desenvolvimento do turismo cultural e a valorização do património cultural na Região Norte.
Com a obtenção do selo Rota “Castelos e Fortalezas a Norte”, atribuído ao Castelo de Lanhoso, e do selo Rota “Castros a Norte”, atribuído ao Castro de Lanhoso, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso poderá concorrer a financiamentos que visem apoiar operações de salvaguarda, valorização e promoção destes dois espaços com um forte potencial de atração turística e cultural.
A atribuição deste selo é, também, um critério de admissibilidade, entre outros, a candidaturas de bens de património cultural a financiamento do NORTE 2030.
Este reconhecimento e adesão às “Rotas do Norte” foi solicitado pela autarquia povoense e a sua aprovação dependeu do cumprimento de um conjunto de critérios, nomeadamente tratar-se, quer o Castro, quer o Castelo, de um “Bem Cultural” classificado ou em vias de classificação ou estar inscrito na Lista do Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, como é o caso da Arte da Filigrana da Póvoa de Lanhoso.
A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso submeteu outros bens patrimoniais para a obtenção dos respetivos selos, como é o caso do Theatro Club, Estrada Lusitano Romana, Santuário Rupestre de Garfe e Arte da Filigrana da Póvoa de Lanhoso, aguardam-se a decisão da Comissão de Gestão das Rotas a Norte.