Quantcast
 
 

Município de Braga reforça cidadania participativa dos jovens com OP Escolar

O Município de Braga apresentou esta quinta-feira, 13 de fevereiro, os 19 projetos vencedores do Orçamento Participativo Escolar (OPE), uma iniciativa que coloca os jovens no centro da decisão, promovendo a sua participação ativa na construção do futuro das suas escolas e comunidades.

 

A sessão, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, da vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, e de representantes dos alunos e professores envolvidos nos projetos.

 
 

A implementação de uma rádio escolar, a colocação de cacifos, espaços de bem-estar, recreios ativos, sala do aluno, quiosques, sala de aprendizagem e dinamização de clubes de teatro foram alguns das propostas apresentadas pelos alunos Bracarenses. Nesta edição foram submetidos 25 projetos, tendo sido selecionados 19. De um universo de seis mil alunos, cerca de quatro mil participaram na votação dos projetos.

A vice-presidente da Câmara Municipal, Sameiro Araújo, manifestou a sua satisfação pelo interesse dos jovens no OP Escolar, referindo que “a juventude Bracarense está cada vez mais atenta à vida da sua Cidade e da sua escola”. “Desde 2015 temos vindo a estimular os mais novos a darem o seu contributo e visões, que passam do papel para o terreno e têm tido um impacto relevante na comunidade, contribuindo ativamente para o desenvolvimento do Concelho”, destacou Sameiro Araújo.

 
 

Já para Carla Sepúlveda, vereadora da Educação, mais do que uma iniciativa orçamental, o “OP escolar é um exercício de cidadania ativa que fomenta valores essenciais como a responsabilidade coletiva, o espírito crítico e a mobilização social”. “Ao delegar nos alunos a gestão de uma parte do orçamento municipal, o Município promove a autonomia e o protagonismo dos jovens, incentivando-os a participar ativamente em decisões que influenciam o seu quotidiano escolar”, sustentou Carla Sepúlveda.

De referir que o OP Escolar tem como objetivo principal fortalecer a cidadania participativa dos alunos, incentivando-os a envolver-se diretamente na gestão e melhoria do ambiente escolar.

 

Através deste projeto, os jovens não são apenas ouvintes, mas protagonistas, assumindo um papel determinante na identificação de necessidades e na definição de soluções para os seus estabelecimentos de ensino.

O processo eleitoral para a seleção dos projetos vencedores decorreu em dezembro passado, abrangendo as 13 EB 2,3 do concelho de Braga. Cada grupo de alunos elaborou uma proposta, garantindo que o custo não ultrapassaria 10 mil euros e que a execução fosse concluída até ao final do ano letivo.

 

Comentários

comentários

You may also like...

Deseja ativar as notificações Sim Não