A 2ª edição das Open Call em Guimarães elege como mote “Cruzar Mundos, Cruzar Caminhos”
Teve ontem lugar, no Auditório da Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho, no Campus de Azurém, a apresentação pública das OPEN CALL nas áreas de Arte Pública e Programação Cultural, inseridas na programação do projeto cultural de animação do espaço público BAIRRO C. A apresentação contou com a presença do Vereador da Cultura, Paulo Lopes Silva, do presidente da Escola de Arquitetura, Arte e Design, Paulo Cruz, da diretora artística do CIAJG, Marta Mestre, e de Susana Gaudêncio, professora.
CRUZAR MUNDOS, CRUZAR CAMINHOS – 2ª edição da Open Call ARTE PÚBLICA – 2022
A 2ª edição da Open Call elege como mote “Cruzar Mundos, Cruzar Caminhos”, sentidos poéticos que convocam quer a diversidade de expressões artísticas que se encontram no CIAJG, objetos e artistas provenientes de geografias e tempos distintos entre si, quer a ideia de que é necessário inventar novos “caminhos” que cruzam a Praça onde o CIAJG está implantado. Em suma, procuram-se novas e outras formas de encontro que possibilitem habitar a praça de vivências renovadas, inscrevendo-as no quotidiano de quem aí passa de forma singular e crítica.
As propostas apresentadas requerem um caráter temporário (> 6 meses) e devem deter-se na especificidade local, do ponto de vista espacial, urbano, arquitetónico, mas também na sua especificidade relacional, social e cultural. Devem procurar promover a permanência de pessoas no lugar, através de instalações inéditas, concebidas especialmente para o espaço em questão, e devem possibilitar uma prática de encontro e de lazer, enunciando caminhos futuros para a envolvente onde o CIAJG se encontra.
Open Call Programação Cultural e Curadoria
A Open Call direcionada para a área de PROGRAMAÇÃO CULTURAL E CURADORIA destina-se a selecionar 2 propostas que ofereçam uma programação inovadora e experimental a realizar-se na praça da Plataforma das Arte e da Criatividade e no próprio CIAJG (nos seguintes espaços: loja/livraria, cafetaria e sala de conferências). As ações deverão ser pensadas para “dentro” e “fora”, permitindo ao público conhecer não só a praça, mas também o(s) espaço(s) do CIAJG e fruir de ações na área das artes, pensamento, debate, música, participação, mediação, etc.
Calendário
Abertura da call: 4 de maio | Até 15 de junho: entrega de propostas | 24 de junho: anúncio das propostas selecionadas | Julho 2022 – agosto 2022: trabalho de criação e implementação da proposta selecionada