A atividade “Quando for grande quero ser…”, entusiasma as crianças das escolas básicas
No âmbito da iniciativa “Quando for grande quero ser…”, destinada aos alunos do pré-escolar e 1º ciclo do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo, a Equipa Multidisciplinar Educativa do Município, em colaboração com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, organizou quatro sessões nas escolas básicas.
Estas sessões contaram com a participação de profissionais das áreas de informática e criação animal. O objetivo principal foi despertar o interesse das crianças por diversas áreas profissionais, desmistificar preconceitos sociais e ampliar suas opções de escolha para o futuro.
A engenheira informática Cláudia Pereira abriu a sessão, apresentando as possibilidades de carreira na área de tecnologia e alertando para os perigos da má utilização da Internet e das Tecnologias da Informação e Comunicação, especialmente para as crianças. Já os técnicos Conceição Silva e Miguel Leite, da Associação de Criadores de Bovinos de Raça Barrosã, destacaram a importância da preservação e melhoramento das raças autóctones, como forma de evitar a sua extinção. Durante a atividade, as crianças aprenderam sobre a identificação dos animais e as suas famílias.
Dois cordeirinhos, Floco de Neve e Estrelinha, acompanharam os técnicos e encantaram as crianças, que tiveram a oportunidade de interagir com os animais, tocando, cheirando e sentindo a diferença entre as raças Churra do Minho e Bordaleira. O entusiasmo e a alegria das crianças foram evidentes, recompensando o esforço e dedicação de todos os profissionais envolvidos na organização desta experiência lúdico-educativa.