Quantcast
 
 

“A Gata é quem mais ordena” é o tema das Monumentais Festas do Enterro da Gata ‘24

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) anunciou, na tarde desta segunda-feira, o cartaz das Monumentais Festas do Enterro da Gata ’24. A conferência de imprensa decorreu, pelas 18h00, no Café-Concerto RUM by Mavy.

 

As festividades académicas vão decorrer no Altice Forum Braga, de 3 a 10 de maio. O tema reivindicativo deste ano é “A Gata é quem mais ordena”.
“2024, ano histórico em que comemoramos 50 anos de liberdade, 50 anos de cor e 50 anos da Academia Minhota… Mais ainda, comemoramos 1 3 5 de Gata. A Gata não quer outra vez arroz; A Gata paga, mas bufa… São tudo temas do passado, mas mais presentes do que nunca.

Já muito viu a Gata, muito errou e muito teve que aprender… A gata é de todos nós, agiganta-se e eleva-nos. No ano passado pagou, mas bufou. Não esquecida do seu passado e perfeitamente consciente da importância do agora para o seu futuro, a jovem irreverente posiciona-se estrategicamente. Este ano, a Gata é quem mais ordena!”

 
 

Os cabeças de cartaz são o Slow J, Lon3r Johny, Dillaz e Plutónio. As noites no Gatódromo serão acompanhadas pelos maiores nomes da música portuguesa, além da animação garantida pelos DJ’s. Os estilos musicais e tipos de artista foram escolhidos de acordo com o que é, de momento, mais ouvido pelos estudantes e pelo momento de auscultação decorrido nas redes sociais.

Ao nível cultural, as Monumentais Festas do Enterro da Gata são antecipadas pelas “Serestas”, atividade em que os grupos culturais percorrem a zona envolvente da Academia Minhota e dedicam serenatas aos estudantes que colocam a sua capa na varanda. Já, no primeiro dia, 3 de maio, será a vez do “Velório” e das “Serenatas” serem o ponto de partida para a semana académica. Além disso, será marcada pela “Imposição de Insígnias” e pela “Missa de Finalistas” durante o dia de sábado, 4 de maio. Na quarta-feira, decorrerá o habitual “Cortejo Académico”.

 
 


A “Gata na Saúde” mantém-se nas festividades minhotas, em que estudantes de medicina, enfermagem e psicologia prestam auxílio aos estudantes em situações de mau estar físico e também psicológico. Além disso, há ainda o “Ponto Seguro”, em que é prestado, em caso de necessidade, um apoio especializado a vítimas em risco de abuso, assédio ou qualquer outra situação que necessite de algum tipo de intervenção ou acompanhamento. Este ano mantemos também as casas de banho sem género atribuído, sendo a 2ª edição desta medida de inclusão.


Por fim, mas não menos importante, vai decorrer o “UMEncontro”, em que, pela primeira vez, será em dose. A iniciativa vai proporcionar momentos inesquecíveis à nossa comunidade minhota, especialmente àqueles que mais precisam.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...