“A Gata paga mas bufa” é o tema das Monumentais Festas do Enterro da Gata ‘23
A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) anunciou, na tarde desta quarta-feira, o cartaz das Monumentais Festas do Enterro da Gata ’23. A conferência de imprensa decorreu, pelas 18h00, no Café-Concerto RUM by Mavy.
As festividades académicas vão decorrer no Altice Forum Braga, de 5 a 12 de maio. O tema reivindicativo deste ano é “A Gata paga mas bufa”.
“Após o seu último avistamento, constam relatos de que a Gata se encontra nas ruas da amargura, num semblante visivelmente destratado e macérrimo, de humor enfezado, desgastado e agastado com o crescente aumento de preços e do custo de vida. Cumpridora dos seus deveres, “A GATA PAGA, MAS BUFA”!
Além da habitual malapata das propinas, das taxas e taxinhas e do exorbitante custo dos materiais, juntam-se agora, para usurpação das poucas posses da bichana, um abusivo aumento do preço ora dos transportes, ora da alimentação, ora da sua parca habitação e demais necessidades. A Gata pode até ter sete vidas, mas não pode pagar pelas sete.”
Os cabeças de cartaz são o Slow J, Wet Bed Gang, Dillaz e T-Rex. As noites no Gatódromo serão acompanhadas pelos maiores nomes da música portuguesa, além da animação garantida pelos DJ’s. Os estilos musicais e tipos de artista foram escolhidos de acordo com o que é, de momento, mais ouvido pelos estudantes e pelo momento de auscultação decorrido nas redes sociais.
Ao nível cultural, as Monumentais Festas do Enterro da Gata são antecipadas pelas “Serestas”, atividade em que os grupos culturais percorrem a zona envolvente da Academia Minhota e dedicam serenatas aos estudantes que colocam a sua capa na varanda. Já, no primeiro dia, 5 de maio, será a vez do “Velório” e das “Serenatas” serem o ponto de partida para a semana académica. Além disso, será marcada pela “Imposição de Insígnias” e pela “Missa de Finalistas” durante o dia de sábado, 6 de maio. Na quarta-feira, decorrerá o habitual “Cortejo Académico”. Pela primeira vez, será ainda integrado o “Cortejo dos Pequeninos” na programação, em que os finalistas do pré-escolar e do ensino primário vão desfilar, uma vez que eles são o futuro e é importante integrá-los desde cedo na cultura minhota.
A “Gata na Saúde” mantém-se nas festividades minhotas, em que estudantes de medicina, enfermagem e psicologia prestam auxílio aos estudantes em situações de mau estar físico e também psicológico. Além disso, há ainda o “Ponto Seguro”, em que é prestado, em caso de necessidade, um apoio especializado a vítimas em risco de abuso, assédio ou qualquer outra situação que necessite de algum tipo de intervenção ou acompanhamento.
Por fim, mas não menos importante, vai decorrer o “UM Encontro”, em que uma instituição de caridade conhecerá um dos artistas do conceituado cartaz. A iniciativa vai proporcionar momentos inesquecíveis à nossa comunidade minhota, especialmente àqueles que mais precisam.