Quantcast
 
 

A marca de Guimarães na primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul

Guimarães está a assinalar os 100 anos da Travessia Aérea do Atlântico Sul. Depois das homenagens a Gago Coutinho e Sacadura Cabral, está agendado um encontro para o próximo sábado, 10 de setembro, onde será debatido o tema “Guimarães na Rota da Travessia Aérea”, com as presenças de Tenente General António Mimoso e Carvalho (Assessor da Comissão Histórico-Cultural da Força Aérea, membro da Comissão Aeronaval para as Comemorações do Centenário da Primeira Travessia Aérea Atlântico Sul); Mário Correia (Autor/Investigador), Henriques Mateus (Autor/Investigador), António Amaro das Neves (Historiador) e Paulo Lopes Silva (Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães.

 

Este certame propõe-se a divulgar o Centenário da Primeira Travessia Aérea, os tripulantes, aeronaves e detalhes desta missão assim como dar a conhecer como Guimarães marcou um lugar de destaque na rota da Travessia Aérea e em conjunto expressar o orgulho enquanto portugueses pelo feito realizado por Gago Coutinho e Sacadura Cabral.

 
 

A rota foi voada com interrupções devido à necessidade da substituição dos hidroaviões tendo início em Lisboa a 30 de março de 1922 e final em 17 de junho no Rio de Janeiro. As celebrações e comemorações do feito em Portugal e no Brasil foram inigualáveis tendo a população de Guimarães assumido com grande energia um papel de referência ao nível nacional contribuindo para que as gerações seguintes pudessem usufruir de referências palpáveis sobre este momento áureo da nossa História e que agora se pretende recordar.

As comemorações encerram na terça-feira, 13 de dezembro, com o Concerto da Banda da Força Aérea nas comemorações dos 100TAAS, a realizar no Centro Cultural Vila Flor (21h30).

 
 

Comentários

comentários

Você pode gostar...