Quantcast
 
 

“A Tradição Está Viva!” | Utentes de Lares e Centros de Dia de Esposende recordam histórias da comunidade piscatória

Integrada na programação comemorativa dos 25 anos do “Março com Sabores do Mar”, o Município de Esposende, através do Museu Municipal, promoveu, junto dos Lares e Centros de Dia do concelho, a atividade “A Tradição Está Viva!”.

 


A iniciativa possibilitou aos utentes destas instituições uma viagem imersiva pela rica cultura piscatória local, aprofundada com objetos originais da pesca e miniaturas de barcos. Uma experiência única bastante apreciada por todos, que permitiu recordar histórias sobre a vida e os costumes dos pescadores que há gerações moldam a identidade territorial local.

 
 


Os participantes tiveram a oportunidade de mergulhar nas narrativas envolventes da vida marítima, contactando e interagindo com objetos autênticos da pesca, e miniaturas de barcos, incluindo a embarcação tradicional catraia Santa Maria dos Anjos.
Realce para a colaboração da comunidade piscatória local, através do empréstimo de alguns objetos, como é o caso da motora “Prenda de Natal”, assim como para a honrosa colaboração do investigador esposendense José Felgueiras, que contribuiu com imagens únicas e um profundo conhecimento da história desta comunidade para a preparação da atividade.


Este gesto não apenas enriqueceu a experiência, como destacou também o espírito de colaboração e apoio da comunidade piscatória, numa iniciativa que tem subjacente a preservação das tradições marítimas tão fundamentais para a defesa das memórias locais, postura alinhada com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, cujo cumprimento o Município de Esposende assumiu.

 
 


Com efeito, “A Tradição Está Viva!” reforçou a importância da comunidade piscatória na história e identidade de Esposende, celebrando e preservando essas tradições antigas através da partilha de histórias inspiradoras. O evento destacou a estreita relação entre a herança cultural e a gastronomia local, ressaltando a significância do mar na vida e na cultura da região.


O Museu Municipal continua, assim, comprometido em criar oportunidades para que a comunidade se envolva e se orgulhe da sua história e tradições, contribuindo para preservar e celebrar o singular património cultural de Esposende.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...