Acelerar o Norte continua a sensibilizar e apresenta projeto à comunidade empresarial na Póvoa de Lanhoso
A CCP, a AEP, a AHRESP e a ACEPI apresentam, no dia 29 de janeiro, na Póvoa de Lanhoso, à comunidade empresarial o Acelerar o Norte, um projeto que apoia os empresários do Norte de Portugal dos setores do comércio, serviços pessoais e da restauração e similares.
O encontro, que acontece no Salão Nobre da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, é promovido pela Aceleradora de Comércio Digital de Braga, em parceria com a Associação Empresarial de Braga, está inserido no Roadshow para a Digitalização do Norte e tem como objetivo mostrar que a digitalização é para todos os negócios, desde o maior ao mais pequeno. O programa da sessão conta com a apresentação do projeto Acelerar o Norte e de casos de sucesso de empresas que investiram na mudança e descobriram o potencial da digitalização para garantir o futuro dos seus pequenos negócios.
O Estudo da Economia Digital em Portugal, apresentado pela ACEPI, em parceria com o .PT e a IDC, conclui que o crescimento do universo de portugueses com acesso à internet tem sido constante desde 2010 e que 86% dos portugueses utilizam a internet diariamente, principalmente através de smartphones, e mais de metade (55%) faz compras online. As categorias mais compradas incluem roupa, calçado e acessórios, seguido das refeições take away (com entrega em casa ou levantamento em loja) e do alojamento nos serviços.
Programa (Salão Nobre da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso)
15h00 – Boas-vindas
Daniel Vilaça, Presidente da Associação Empresarial de Braga
15h15 – Projeto Acelerar o Norte
Nuno Camilo, Diretor do Projeto
15h30 – Transição Digital no Contacto com o Cliente
Elisabete Parodi, Especialista na área
16h10 – O meu negócio: digitalizar rima com ganhar
Tomás Carneiro, Gestor de Marketing da Urban Project
Paulo Ribeiro, Manager da SEPSEG – Security Solutions
Moderador: Rui Marques, Diretor Geral da Associação Empresarial de Braga
16h40 – E a seguir, qual o caminho? Perguntas e respostas
Francisco Salgueirinho Moreira, Gestor Territorial e de Capacitação do Projeto
17h00 – Encerramento
Frederico Castro, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso
Link inscrição: https://tinyurl.com/aceleraronorte-povoa-lanhoso
Acelerar o Norte:
A CCP, a AEP, a AHRESP e a ACEPI criaram um consórcio para capacitar as empresas do Norte de Portugal, dos setores do comércio, serviços pessoais e da restauração e similares, para a economia digital.
Com o projeto Acelerar o Norte, apresentado em outubro do ano passado, na Exponor, o objetivo é aumentar a competitividade do tecido económico local e projetar o Norte em direção ao futuro digital.
O projeto, que estima abranger mais de 50 mil comerciantes, empresários e colaboradores de micro, pequenas e médias empresas das oito sub-regiões do Norte do Portugal, tem um investimento de 19 milhões de euros e a duração de dois anos.
Através de parcerias com associações locais (Alto Minho, Cávado, Ave, Alto Tâmega, Área Metropolitana do Porto, Tâmega e Sousa, Douro e Terras de Trás-os-Montes), o Acelerar o Norte vai apoiar e orientar negócios de proximidade com a criação de 16 Aceleradoras de Comércio Digital.
Para facilitar a adoção de estratégias e soluções digitais, que permitam às empresas atrair novos clientes, alcançar mais vendas e simplificar processos, o Acelerar o Norte vai disponibilizar, gratuitamente, ferramentas para avaliar o nível de maturidade digital do negócio, prestar apoio na elaboração de planos de transição digital, disponibilizar vouchers até 2 mil euros para acesso a serviços de transição digital e promover sessões de informação.
O projeto Acelerar o Norte é desenvolvido pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), e copromovido pela AEP – Associação Empresarial de Portugal, pela AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e pela ACEPI – Associação da Economia Digital e financiado pela União Europeia, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência e do NextGenerationEu, na Componente 16 – Empresas 4.0, e aprovado na sequência da publicação do Aviso N.º 04/C16-102/2022 – Aceleradoras de Comércio Digital.