Quantcast
 
 

Active Noise Cancellation: entenda o que é o ANC em fones de ouvido


Ouvir boa música pode ser uma das melhores formas de descansar, transportar-nos para outro mundo e deixar os problemas de lado. Um bom par de auscultadores ou uma coluna de som suficientemente alta são ferramentas essenciais para um quotidiano cada vez mais acelerado.

 

 No entanto, todos já passaram pela experiência frustrante de ser abruptamente interrompido na música por um vizinho ruidoso, uma construção na rua, uma criança particularmente barulhenta no mesmo autocarro e outras fontes de sons menos agradáveis capazes de dominar até mesmo os seus próprios auscultadores. Esta experiência é ainda mais comum agora que ouvimos música via streaming praticamente em qualquer lugar, sempre que surge alguma oportunidade, como mostram os dados da ExpressVPN. Será que com todos os avanços tecnológicos dos últimos anos, não há solução para ouvir música em paz sem perturbações? A resposta é sim. Confira.

 
 

Isolamento versus cancelamento de ruído

Fundamentalmente, há duas estratégias que podem ser utilizadas para tentar evitar que a música dos fones de ouvido seja invadida pelos sons externos do ambiente, são elas:

Isolamento de Ruído:

A forma mais simples e óbvia de evitar a poluição sonora, o isolamento de ruído é uma abordagem passiva que se concentra em bloquear fisicamente o som externo, impedindo que ele penetre em um espaço. Isso é alcançado por meio de materiais de isolamento acústico, como a espuma ou silicone dos fones de ouvido. O isolamento não requer componentes eletrônicos ou complexos, mas em contrapartida, é difícil construir um fone de ouvido, seja ele interno ou externo, que consiga bloquear efetivamente uma grande gama de frequências. Fones de ouvido intra-auriculares com boa qualidade utilizam pontas capazes de se moldar ao ouvido selando-o, já fones extra-auriculares dependem de conchas grandes e de materiais resistentes que reduzem as vibrações externas.

 
 

Cancelamento de Ruído Ativo (ANC):

O cancelamento de ruído é uma abordagem ativa que usa eletrônica avançada para neutralizar o ruído externo. Nesse método, microfones captam o som ambiente, e um algoritmo de processamento de sinal gera ondas sonoras inversas (anti-ruído) que são emitidas pelos alto-falantes dos fones de ouvido ou do dispositivo de cancelamento de ruído. Essas ondas inversas interferem com o ruído externo, reduzindo a perceção do som indesejado. O cancelamento de ruído é altamente eficaz em ambientes dinâmicos, como aviões, metrôs e locais movimentados, onde o ruído pode variar constantemente. No entanto, ele pode introduzir artefactos sonoros, como um leve zumbido, e não é tão eficaz na eliminação de sons de alta frequência ou sons súbitos e imprevisíveis. Além disso, os dispositivos de cancelamento de ruído dependem de baterias e eletrônica complexa, o que pode torná-los menos confiáveis em comparação com o isolamento passivo. Fones de ouvido com ANC

Fones de ouvido com ANC

           Graças à combinação de microprocessadores extremamente poderosos e eficientes, microfones direcionais e técnicas de miniaturização, em 2023, os consumidores podem escolher entre uma gama de auscultadores capazes de combinar o isolamento acústico com o cancelamento de ruído, reduzindo efetivamente a perceção de sons externos. A sensação de usar uns auscultadores com este recurso é como entrar magicamente numa “bolha” de silêncio, e é possível até reduzir o volume da música para não comprometer a audição, sem ser dominado pelo som ambiente. Existem modelos de diferentes faixas de preço e desempenho no mercado; alguns exemplos incluem:

 
  • Samsung Galaxy Buds 2 e Buds 2 Pro: dentre as opções com o melhor custo benefício, a geração atual de fones sem fio da Samsung oferecem cancelamento ativo de ruído, recursos de áudio 3D, e longa duração de bateria mesmo com áudio de alta qualidade. A versão Pro dos fones oferece cancelamento superior, além da capacidade de detectar a voz do usuário para automaticamente desativar o cancelamento durante conversas, no entanto, a diferença de preço favorece a versão normal dos fones.
  • Apple AirPods Pro e AirPods Max: diferentemente dos clássicos AirPods que dominaram o mundo, os AirPods Pro utilizam um design intra-auricular com ponteiras de silicone que entram nos ouvidos. Essa diferença, aliada ao poderoso processador de áudio da Apple e microfones topo de linha, garantem uma das melhores experiências de cancelamento de ruído de todo o mercado. Já os AirPods Max oferecem a mesma qualidade, mas em um design extra-auricular que recobre toda a orelha. Os fones da Apple são significativamente mais caros que seus concorrentes, e não oferecem todos os recursos encontrados em outras marcas, mas em contrapartida, possuem conexão facilitada e maior qualidade quando pareados com produtos da própria marca como os iPhones e iPads.
  • Modelos Sony (ex: Wh-1000xm3): os produtos de áudio da Sony são reconhecidos mundialmente como pioneiros e, quase sempre, líderes em qualidade de ANC. Apesar de caros, os fones com cancelamento de ruído da marca japonesa oferecem um som limpo, preciso, e são especialmente eficientes em cancelar sons como ruídos de motores, conversas alheias e outras perturbações comuns em ambientes urbanos. Recomendados para profissionais ou entusiastas, os fones de ouvido da Sony são uma boa escolha para quem não se importa em pagar um valor mais alto em troca de maior durabilidade.
  • Redmi Buds 4 Pro e Realme Buds Air Pro: competindo pelo segmento intermediário, onde usuários desejam pagar um pouco a mais por recursos melhorados mas não estão dispostos a gastar uma quantia enorme de dinheiro, os fones de ouvido das chinesas Redmi e Realme oferecem o básico necessário: conexão sem fio robusta, boa bateria, e cancelamento de ruído aceitável. Nesta categoria, os fones são eficientes em reduzir a sensação de poluição sonora, mas não são capazes de eliminar por completo sons inesperados ou particularmente altos, como crianças chorando ou fogos de artifício.

A aquisição de auscultadores com ANC, emparelhados com um serviço de streaming de música de elevada qualidade, pode ser uma experiência verdadeiramente revolucionária para o consumo de música, especialmente para utilizadores que utilizam transportes públicos, frequentam ginásios, trabalham em fábricas, frequentam universidades e outros ambientes conhecidos pela constante presença de ruído de fundo.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...