AGERE testa novo veículo de limpeza elétrico
A AGERE – Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga, vai testar um novo veículo de limpeza totalmente elétrico. O processo experimental decorreu na Meia Maratona de Braga, no dia 3 de abril, e vai de encontro às pretensões da empresa municipal que procura, constantemente, contribuir, com a sua atuação, para o desenvolvimento sustentável e para a preservação do meio ambiente implementando ações de minimização do seu impacto ambiental, de sustentabilidade e eficiência no uso de recursos, sempre com foco na excelência dos serviços prestados e na melhoria das condições de trabalho dos seus colaboradores.
A nova varredora, a utilizar nas áreas urbanas, é 100% silenciosa e sem emissões poluentes. Tem uma capacidade de carga de até 5 m3, uma taxa de compactação excecionalmente alta, combinando uma vida útil extremamente
longa com baixos custos operacionais.
A varredora possui também a capacidade de limpeza, utilizando uma barra de pulverização frontal e uma lança de alta pressão, que permite que os operadores limpem as áreas de difícil acesso, mobiliário urbano e sinalização rodoviária, remove ervas sem o uso de produtos químicos enquanto aspira. Destaca-se também a capacidade de reciclagem da água utilizada pelo veículo, a aproveitar na sua função de limpeza.
A água é reutilizada circulando durante a varredura do contentor para o bocal de aspiração e vice-versa. Este sistema resulta num uso mais eficiente da água durante a varredura, pois a água limpa é apenas necessária para os jatos localizados nas escovas. Além disso, esta opção promove a redução de poeiras pelo contentor.
Além das funções de varredura e limpeza, o novo veículo possui um sistema de segurança reforçado e inteligente, considerando a segurança não só do operador, mas também das pessoas que circulam no local, uma vez que
disponibiliza uma câmara que permite uma visão otimizada da situação do tráfego e do ambiente ao redor da varredora, permitindo a definição da velocidade desejada durante a varredura para que o motorista possa concentrar-se totalmente na estrada e no serviço.