AIESEC in UMinho – Evento Final
A AIESEC vai realizar hoje o seu evento final pelas 14h no Centro Social e Paroquial de Nogueira em Braga.
Este evento é culminar de um projecto desenvolvido por voluntários em lares e centros de dia do distrito de Braga durante seis semanas.
A AIESEC é gerida unicamente por jovens, para jovens e procura sempre jovens ambiciosos e cheios de energia para trabalhar por um mundo melhor.
A AISEC in Minho é actualmente presidida por Liliana Pinheiro , antiga aluna do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo e é natural de Vilar da Veiga.
Mas o que é a AISEC.
A AIESEC foi fundada por um grupo de jovens de diferentes países após a II Guerra com o objetivo de alcançar a paz e o desenvolvimento do potencial Humano, é a maior organização de jovens do mundo.
Está espalhada em mais de 120 países com vários escritórios locais em cada um deles sendo que em Portugal existem 11.
No Minho é a AIESEC in UMinho com sede na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.
Este ano levaram 32 jovens a viver uma experiência de voluntariado noutro país e receberam 43 voluntários em Portugal para desenvolvimento de vários projectos.
Estas oportunidades existem sob o Produto Global Volunteer, o único que para já a AIESEC in UMinho abrange na sua atuação, e consistem em seis semanas a desenvolver atividades sob um dos 17 SDG (Sustainable Development Goals) da ONU, qualquer jovem entre os 18 e 30 anos que se inscreva em AIESEC.org tem acesso a inúmeras oportunidades nos vários países em que a AIESEC existe sob vários SDGs com várias datas e especificidades diferentes, depois de terem uma reunião com um membro da AIESEC que os pode ajudar em todas as informações necessárias e a escolher a melhor oportunidade para ele , aplica-se a uma oportunidade e daí em diante esse membro acompanhará toda a sua experiência em contacto com o escritório estrangeiro.
Este evento Final é como que o evento de despedida sempre que um grande grupo de voluntários está prestes a terminar o seu Global Volunteer.
As oportunidades são sobre o SDG 10 – Redução das Desigualdades e consistem em voluntários que falem Português / Espanhol e desenvolveram atividades nos lares da nossa comunidade que se juntam à AIESEC para proporcionar a melhor experiência de liderança a estes jovens e para trazer alegria àqueles idosos.
O objetivo é aproximar gerações e que ambas se cultivem maioritariamente no que toca a questões como preconceito, descriminação etc… Mas acima de tudo e no final de contas são pessoas que prestam companhia e trazem alegria durante as seis semanas que passam diariamente com aqueles idosos.
É uma boa oportunidade para a comunidade ver o impacto local daquilo que os membros da AIESEC in UMinho desenvolvem todos os dias e também para conhecerem melhor a AIESEC num todo.
Este ano AIESEC in UMinho desenvolveu 74 experiências de voluntariado.
Em 2018/2019 a AIESEC Portugal proporcionou mais de 940 experiências de liderança sendo que 74 delas foram proporcionadas pela AIESEC in UMinho.