Alertas de incêndio vão chegar por telemóvel
A população das zonas onde haja fogos vai receber avisos por mensagem de telemóvel que podem ter fotos, sons e vídeos anexados.
O sistema de aviso está a ser preparado, para as situações de emergência e deve começar a funcionar ainda este ano, seguindo o exemplo de outros países.
A tecnologia permite enviar avisos à população em risco, que pode vir a ser afetada por um acidente grave ou por uma catástrofe.
Os alertas vão permitir aos cidadãos receberem mensagens escritas com pormenores sobre determinado evento e numa determinada área geográfica.
Para além das mensagens escritas, o sistema de avisos deverá também incluir as rádios e as televisões.
Depois da tragédia do ano passado com os incêndios, o Jornal de Notícias conta que, já a partir deste ano, serão enviadas mensagens às populações com alertas de fogos sempre que se justifique.
O sistema poderá ainda ser usado em caso de tsunamis, fenómenos meteorológicos adversos, cheias, rutura de barragens, emergências radiológicas, acidentes em estabelecimentos industriais ou atentados terroristas.
A articulação do projeto começou na sexta-feira numa reunião no Ministério da Administração Interna, com o secretário de Estado da Proteção Civil, o presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), os operadores de telemóveis, as rádios e as televisões.
A medida é uma das etapas da estratégia nacional para uma proteção civil preventiva aprovada pelo governo.