Quantcast
 
 

Aliança Democrática ganha as eleições, mas será que Chega?

Luís Montenegro venceu as eleições legislativas de 2024. O Partido Socialista perdeu votos e perdeu mais de 40 lugares no Parlamento. O Chega obteve mais de um milhão de votos e terá um mínimo de 48 deputados na Assembleia da República. Quem vai governar Portugal?

 

No Minho a AD ganhou, pintando de laranja o distrito, á exceção de Guimarães, Fafe e Vizela, continuando a tradição de quem ganha em Braga ganha o País, é assim desde 1976.

 
 

A espera foi longa para conhecer os resultados das legislativas 2024. No rescaldo da noite eleitoral, as dúvidas foram uma constante ao longo da noite, e apesar de Luís Montenegro e a AD terem declarado vitória e o PS de Pedro Nuno Santos ter admitido a derrota, a totalidade dos resultados ainda não é conhecida, faltam ainda os resultados dos emigrantes portugueses. E sem esses votos, o Parlamento ainda só tem 226 dos 230 lugares preenchidos.

No limite, se o PS obtivesse dois desses quatro lugares e o PSD não obtivesse nenhum, acabariam empatados com o mesmo número de deputados na Assembleia da República.

 
 

É com base na distribuição dos 226 deputados já conhecidos que se declarou a vitória da Aliança Democrática, com 79 deputados. O Partido Socialista (PS) conseguiu 77 lugares e o Chega 48. Seguem-se a Iniciativa Liberal com oito, Bloco de Esquerda com cinco, PCP-PEV com quatro, o Livre também com quatro deputados e o PAN com um.

Neste quadro parlamentar será que Luís Montenegro tem condições de governar? O caminho é muito apertado e os próximos dias vão ser um vislumbre do que vais ser o governo de Portugal.

 

O presidente do PSD afirmou hoje ter a “expectativa fundada” de que o Presidente da República o indigite como primeiro-ministro para formar Governo, dizendo que “parece incontornável que a AD ganhou as eleições e o PS perdeu as eleições”.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...

Deseja ativar as notificações Sim Não