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Altice Portugal regista crescimento das Receitas em 2021, de +9,1%, atingindo 2.314 M€.

EBITDA no mesmo período cresceu +2,3% face ao ano anterior, totalizando 853 M€. Investimento total em 2021 foi de 487 M€, um incremento de +4,5%.

 
Alexandre Fonseca


Estes indicadores refletem o sólido desempenho da Altice Portugal, na trajetória de reforço da liderança absoluta do Mercado e do crescimento sustentado dos indicadores financeiros, da base de clientes, das quotas de Mercado e da Qualidade do Serviço ao Cliente.
 As Receitas do 4o trimestre apresentaram um crescimento homólogo de +11,8%, atingindo 624,4 milhões
de euros e aumentaram +5,9% face ao trimestre anterior.
 O EBITDA totalizou 214,0 milhões de euros no último trimestre do ano, o que representou um aumento de
+4,2% face ao período homólogo.
 O Investimento realizado no 4o trimestre totalizou 148,6 milhões de euros, reforçando o valor face aos
trimestres anteriores (+35,4% face ao 3o trimestre) e +16,7% em termos homólogos.
 A Altice Portugal manteve a sua posição global no mercado nacional de comunicações eletrónicas, em
resultado da liderança na captação do crescimento do mercado ao longo do ano, o que conduziu ao
crescimento sólido e contínuo da Base de Clientes.
 As apostas na Qualidade de Serviço, na contínua expansão da Rede de Fibra Ótica, num portfólio de
produtos e serviços inovadores, diferenciados e nas ofertas convergentes continuaram a ser fundamentais
na estratégia da Altice Portugal. Os resultados Operacionais e Financeiros demonstram o sucesso dessa
estratégia, também ela reconhecida pelo Mercado, Clientes e Parceiros.
 A Altice Portugal reforçou o compromisso com a expansão da sua rede de Fibra Ótica, tendo atingido no
final de 2021, 6 milhões de casas passadas com Fibra Ótica em Portugal. Adicionou, assim, mais 100 mil
casas servidas com Fibra no 4o trimestre de 2021 e mais 408 mil nos últimos doze meses, detendo a maior
Rede de Fibra Ótica de Portugal.

 
 


Resiliência e agilidade têm sido a resposta da Altice Portugal à dinâmica do mercado, apesar dos desafios de um país que ainda se encontra condicionado pelos efeitos da pandemia. O modelo de negócio manteve-se firme, potenciando os efeitos dos planos estratégicos e das iniciativas operacionais implementadas ao longo do trimestre e do ano.


As Receitas, para além do crescimento homólogo de +11,8%, apresentaram um aumento de +5,9% face ao trimestre anterior (624,4 milhões de euros no 4o trimestre de 2021 comparado com 589,4 milhões de euros no 3o trimestre de
2021), impulsionada pela performance apresentada por ambos os Segmentos.

 
 


Neste trimestre, o Segmento de Consumo continuou a prosseguir a expansão do seu portfólio convergente, visando
ofertas atrativas e de maior valor aportado à Base de Clientes, que possibilitaram uma melhor experiência. O
Segmento de Serviços Empresariais, ciente da importância crítica dos serviços prestados, mostrou aos Clientes a
relevância de tecnologias de rede avançadas, conectividade confiável e soluções integradas, para transformar e
imaginar novos modelos de negócio e prosperar no futuro. O denominador comum foi a aposta na transformação
digital e na disponibilização de soluções que permitiram o melhor posicionamento para o sucesso, a par com uma
qualidade de serviço ímpar potenciada pela robustez e segurança das redes, numa dinâmica social e económica
desafiante.


Os últimos relatórios divulgados pelo regulador português relativos ao 4o trimestre de 2021, demonstraram que a
Altice Portugal manteve a sua posição de vanguarda no setor das comunicações eletrónicas, evidenciando mais
uma vez o lugar cimeiro da MEO, marca da Altice Portugal, nos serviços de comunicações. A MEO apresentou uma
base de clientes crescente alavancada pelos negócios fixo e móvel, tirando proveito das oportunidades emergentes
do desenvolvimento acelerado da economia digital.

 

Também o mais recente relatório divulgado pelo regulador para o ano 2021 volta a distinguir a MEO como o operador
com menor número de reclamações por mil clientes e o prestador que registou a maior diminuição de reclamações
(-13%). Estes resultados refletem a clara aposta que a Altice Portugal tem vindo a realizar nos últimos anos na
Qualidade de Serviço e Foco no Cliente. Sinais evidentes de que a estratégia levada a cabo pela empresa tem vindo
a ser reconhecida pelos clientes e consumidores portugueses.


O EBITDA revelou um crescimento no 4o trimestre de 2021 de +4,2% face ao trimestre homólogo de 2020. Esta
performance decorre de um controlo efetivo dos Custos Operacionais, em simultâneo com o aumento constante das
Receitas trimestre após trimestre.

 


O Capex totalizou 148,6 milhões de euros no 4o trimestre, +16,7% face ao período homólogo, e +35,4% face ao
trimestre anterior, refletindo o compromisso da Altice Portugal com a expansão da rede de Fibra, adicionando
novamente neste trimestre mais 100 mil novas casas (e mais 408 mil desde janeiro), fechando o ano de 2021 com
6 milhões de casas passadas em Portugal. O investimento contínuo na rede móvel impulsionou uma penetração 4G
de 99,8% no final do ano.

No 4o trimestre de 2021, a Empresa registou +94,6 mil Adições Líquidas no Negócio Móvel e mais 287,0 mil pós-
pagas no total do ano. Em paralelo, os Serviços Fixos conseguiram +30,4 mil Adições Líquidas no último trimestree mais 142,1 mil nos últimos 12 meses. Os Clientes Únicos B2C cresceram 17,7 mil durante 2021, alavancados na
manutenção do ritmo de Adições Brutas e da manutenção do Churn em patamar baixo.

 

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