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Alunos da UMinho apresentam as suas criações de moda

Os estudantes de Design e Marketing de Moda da Universidade do Minho apresentam as suas coleções de final de curso esta sexta-feira, dia 7, às 19h30, no canal “UModa” do YouTube. Os jovens criativos vão dar a conhecer as suas visões em cinco coleções inéditas com peças de vestuário, bijuteria, carteiras e chapéus.

 

O evento anual “UModa” consiste num desfile ao vivo com cerca de 400 pessoas. Esta quinta edição vai ser diferente, devido às restrições sanitárias. Transita para o formato online e tem o mundo como público. Como os alunos de licenciatura não puderam prototipar as roupas das suas coleções, por faltarem matérias-primas e fornecedores durante o confinamento, estas vão ser agora apresentadas a partir das suas ilustrações e dos esboços desenvolvidos, aliando animações em vídeo e uma abordagem centrada nos conceitos.

 
 

O tema deste ano, “Soffocation”, foca a poluição existente no mundo, evocando a sensação de asfixia e de clima pesado e sombrio. Os estudantes trazem trabalhos com os subtemas “Êxodo”, aludindo à saída apocalíptica do planeta à procura de oxigénio, “Chernobyl”, um protesto sobre os efeitos da radiação e da mutação, “Poison fog”, sobre os excessos das cidades a desabar nos seus habitantes, “Exitium”, que mostra como as aves vivem a poluição, e “Cheio/vazio”, explorando a forma e o comportamento das coisas perante a ausência do ar.

A iniciativa envolve a licenciatura, os mestrados e o doutoramento desta área da Escola de Engenharia da UMinho e tem a coordenação das professoras Joana Cunha e Inês Amaral. “É uma satisfação perceber a capacidade de adequação e de agilidade dos alunos”, salientam, convidando os cidadãos a conhecerem o projeto no site oficial e nas redes sociais YouTubeFacebookInstagram e Tik Tok.

 
 

Para a estudante de mestrado Renata Kapitanski, as dificuldades na preparação do “UModa” obrigaram a “puxar mais pela criatividade” e “a uma releitura, por vezes poética” dos conceitos. Margarida Marujo, presidente da Associação de Estudantes e Design de Moda da UMinho, concorda que este evento “é um desafio importante” para mostrar os conhecimentos adquiridos e preparar o futuro profissional. O “UModa” realiza-se desde 2016 em Guimarães, tendo passado pelo antigo mercado, pela Plataforma das Artes e da Criatividade, pelo Instituto de Design e pelo campus de Azurém.

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