Quantcast
 
 

Antiga Escola Primária da Várzea, em Barcelos, vai dar lugar a Creche

O edifício da antiga escola primária da freguesia da Várzea entrou em obras de reconversão/adaptação para poder acolher uma creche. A empreitada, com um custo de cerca de 300 mil euros, e um prazo de 240 dias, está a ser executada pela empresa JLAO, Construções, Unipessoal, Lda.

 

As obras no antigo edifício do “Plano dos Centenários” visam adaptar o imóvel de forma a que possa receber 39 crianças: 7 crianças até à aquisição da marcha; 14 entre a aquisição da marcha e os 24 meses; e 18 crianças entre os 24 e os 36 meses.
Comentando o início desta empreitada, o Presidente da Câmara de Barcelos disse sentir-se “muito feliz, porque esta é a primeira vez que o Município vai concretizar, de forma direta, uma obra destinada a acolher crianças desde o berço até aos 3 anos”. Mário Constantino Lopes assegura que o seu Executivo “vai financiar mais equipamentos destes”, considerando que “a existência de creches é decisiva para apoiar as famílias e aumentar a natalidade”.

 
 


A instalação da creche compreende os seguintes compartimentos e espaços: espaço destinado à chegada e saída dos pais – átrio/receção, com arrumos para carrinhos de bebé; núcleo administrativo; gabinete técnico – equipado com espaço de isolamento; sala de educadores; sala de refeições com comunicação às copas; duas salas de atividades; berçário e sala-parque com copa de leite e higienização. Serão também criadas instalações sanitárias preparadas para receber pessoas com mobilidade reduzida e instalações sanitárias de ambos os sexos.


O prédio onde vai funcionar a Creche está inserido numa zona habitacional tranquila, com boa exposição solar, com fácil acesso de viaturas. É servido por infraestruturas de saneamento básico, tem ligação à linha de energia elétrica, água e telefone, e encontra-se afastado de zonas industriais poluentes, ruidosas ou insalubres e outras que pela sua natureza possam pôr em causa a integridade física ou psíquica das crianças.

 
 


Estão asseguradas condições de acesso e de evacuação fácil e rápida em caso de emergência.
As salas de permanência das crianças têm iluminação e arejamento naturais e aquecimento adequado. As áreas de serviço, quando não têm iluminação e arejamento natural, possuem ventilação forçada.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...