António Costa eleito presidente do Conselho Europeu
A decisão foi tomada por maioria qualificada. António Costa tomará posse em dezembro. Portugal torna-se, assim, o único país a alcançar a liderança do Conselho Europeu, da Comissão Europeia e das Nações Unidas.
A decisão foi tomada por uma maioria qualificada dos líderes dos 27 Estados-membros. A primeira-ministra de Itália, Giorgia Meloni, foi a única líder europeia que votou contra o nome do socialista. Não votou a favor por considerar ser uma proposta “errada no método e na substância”.
O Presidente da República, em nota publicada no site oficial da presidência, saúda as decisões de hoje do Conselho Europeu que, na sequência das eleições europeias de 9 de junho, abrem caminho à continuidade do regular funcionamento das instituições europeias, a bem do nosso projeto comum de construção de um futuro em conjunto, em paz e em bem-estar social.
O Presidente da República sublinha, em particular, a decisão do Conselho Europeu de eleger António Costa para seu próximo Presidente, uma magnifica decisão para a Europa e também para Portugal.
O compromisso pessoal e o trabalho já demonstrado de António Costa para com a construção europeia e no que representa de solidariedade e progresso é uma garantia de que o Conselho Europeu ficará em boas mãos, pelo que o Presidente da República lhe apresenta os votos de parabéns e de felicidades nas futuras funções, a bem de todos nós.