Apresentação do livro “A Costa de Santa Marinha”
“A Costa de Santa Marinha” é o livro que retrata lugares, pessoas e um pouco da história da Freguesia da Costa, no concelho de Guimarães, acompanhado por ilustrações de aguarela de André Marques. A sessão de apresentação decorreu ontem, sábado dia 19 de dezembro, no restaurante do Hotel da Penha, com as presenças do Presidente da Câmara, Domingos Bragança, do Presidente da Junta de Freguesia, Carlos Coimbra e o autor da obra, Paulo César Gonçalves.
“Esta é uma obra de muita gente, apenas agradeço terem-se lembrado de mim para a concretizar”, sublinhou o autor do livro, mencionando ainda que “não se trata de uma obra definitiva, há muita coisa que pode ser acrescentada e continua uma narrativa aberta”.
Para Domingos Bragança, “esta obra aumenta o sentido de pertença da comunidade da Costa e faz sobressair as memórias para a construção de um futuro ainda melhor” destacando a importância das pessoas “conhecerem a história e os valores essenciais que importam preservar”. O Presidente da Câmara enalteceu esta obra em torno de uma freguesia do concelho de Guimarães que potencia a cultura, o conhecimento e a defesa do ambiente.
A narrativa é construída na base da preparação de uma aula pela professora do ensino básico – inspiração do autor – através do diálogo com o marido (Ana e Domingos). Entre vários exemplos, destaque para o Mosteiro da Costa onde nasce a primeira Universidade do norte do país, sendo reitor Frei Diogo de Murça. A Capela de São Roque, a Montanha da Penha, o Lugarinho, entre outros, são os demais locais referenciados nesta viagem pela história da freguesia da Costa.
Carlos Coimbra expressou o objetivo de “deixar marcas que perduram no tempo” através desta publicação, editada pela Junta de Freguesia de Santa Marinha da Costa com o apoio do Município de Guimarães.