Quantcast
 
 

Apresentação do livro “A Economia do Esquecimento: rasgando o Estreito de Magalhães”

No dia 10 de dezembro, pelas 16h00, via Zoom, será apresentado o livro “A Economia do Esquecimento: rasgando o Estreito de Magalhães“, publicado pela UMinho Editora e da autoria de Paulo Reis Mourão. A apresentação contará com a presença de José António Cadima Ribeiro, professor da Escola de Economia e Gestão (EEG) da Universidade do Minho.

 

Esquecer faz parte de nós. A capacidade limitada que temos em memorizar é um recurso que os diversos avanços da Medicina e das denominadas neurociências vêm demonstrando como uma capacidade com limites. O ser humano tem uma paixão – que poderíamos denominar como um carinho quase obsessivo – por tudo o que é limitado, contingente, transitório, escasso. No entanto, existe uma ciência social focada na observação das decisões humanas em ambientes de escassez – a Economia – que é encarada como a “ciência da escolha”.

 
 
Uminho

A figura de Fernão de Magalhães tem sido invocada nestes 500 anos da sua liderança da primeira viagem de circum-navegação. No entanto, toda ela é um símbolo da Economia do Esquecimento – desde o próprio que quis esquecer a origem portuguesa até à origem portuguesa que durante séculos o tentou esquecer. No entanto, 500 anos depois dessa epopeia que uniu dezenas de nacionalidades à época e que contactou com pontos tão díspares no globo como além da Europa a América do Sul ou o Japão, vemos que tais tentativas de esquecimento não foram eficazes. E essa ineficácia deve levar-nos também a ponderar se tantas vezes o esquecimento que criamos poderá alguma vez ser-nos benéfico, sobretudo o esquecimento das regiões de Portugal.

Paulo Reis Mourão nasceu em Vila Real e doutorou-se em Economia pela UMinho. É autor de várias dezenas de artigos científicos indexados na Web of Science e de vários livros focados na Economia, nas Finanças Públicas, na Economia Social e na Economia do Desporto. É uma presença assídua nos meios de comunicação social nacionais e internacionais, contando com vários prémios de reconhecimento científico.

 
 

Comentários

comentários

Você pode gostar...