Arganil e Golegã recuam no desconfinamento, Lisboa em alerta
O Governo, pela voz de Mariana Vieira da Silva, anunciou esta quinta-feira, após uma reunião do Conselho de Ministros, a nova “configuração” dos concelhos no que à Covid-19 respeita. A ministra de Estado e da Presidência fez ainda um ponto da situação pandémica, considerando que Portugal está “numa zona onde o risco é claramente mais significativo do que era há duas semanas”.
“Temos, neste momento, um nível de incidência de 54,4 e, no que diz respeito à velocidade de transmissão (Rt), temos 1,07. Depois de semanas com o Rt abaixo de 1, temos neste momento um valor acima de 1. Estamos numa situação de transição entre a zona verde e a zona amarela”, sublinhou Mariana Vieira da Silva.
Quanto a quem segue no desconfinamento (e quem fica mais para trás), o Governo indicou que há alterações em cinco concelhos. Assim sendo, dois concelhos recuam (Arganil e Golegã), dois não avançam (Montalegre e Odemira), e Lamego segue em frente, avançando para o nível de desconfinamento do resto do país.
Assim, a Golegã recua para a 3.ª fase do desconfinamento, fase onde vão continuar Montalegre e Odemira. Já Arganil recua para a 2.ª fase do desconfinamento (na semana passada estava na 3.ª e penúltima).
Notícias ao Minuto