As vantagens de Python

Nos dias que correm, a programação corresponde a uma das competências mais procuradas pelas grandes empresas, já que esta aptidão permite desenvolver outras tantas, como são exemplos o raciocínio lógico e a capacidade de resolução de problemas.

 

Para programar, podemos optar entre diversas linguagens de programação disponíveis.

 
 

Estas, correspondem a uma linguagem formal, composta por conjuntos de símbolos, palavras-chave, regras semânticas e sintáticas que, ao ceder uma série de instruções, permitem que o programador escreva um conjunto de ordens, ações consecutivas, dados e algoritmos para criar programas que controlam o comportamento de uma máquina.

Em suma, é através dessa linguagem que se estabelece a comunicação entre a máquina e o programador.

 
 

Python foi desenvolvida por Guido Rossum e lançada no início dos anos 1990, tornando-se bastante conhecida pelo facto de se aplicar tanto a programação orientada a objetos como a programação estruturada.

Constitui uma das melhores alternativas para aqueles que pretendem aprender a programar já que foi criada com o intuito de otimizar a leitura de códigos e estimular a produtividade de quem os cria, independentemente de essa pessoa ser ou não um programador. É por estas razões que tirar um curso de Python poderia ser uma vantagem para si.

 

Perante a diversidade de linguagens existentes, por vezes torna-se complicado escolher qual a linguagem mais indicada para si, e por isso é necessário ter em conta os seus objetivos para poder avaliar qual será mais benéfica para a sua entrada no mercado de trabalho.

Conheça as vantagens de Python e descubra o porquê de esta linguagem ser uma excelente forma de se iniciar na área da programação.

 

Fácil de aprender

Python tornou-se popular devido à sua facilidade e simplicidade. Os programas que utilizam esta linguagem assemelham-se à língua inglesa, o que simplifica a sua compreensão e aprendizagem.

É por isso a linguagem incluída na maioria dos cursos que se aplicam aos iniciantes na área, já que pode ser facilmente absorvida por qualquer pessoa disposta a aprender.

Ao contrário de outras linguagens disponíveis, como Java, a Python possibilita aplicar a lógica de programação diretamente no código sem que seja necessário dominar conceitos mais abstratos.

Simples de programar

Esta linguagem requer menos código para o exercício de tarefas básicas, quando comparada com outras linguagens de programação, o que significa que existe menos probabilidade de errar, principalmente para aqueles que estão a iniciar ou a aprender.  

 

Além disso, por ser mais focada na lógica, alinha-se com o modelo mental humano.

Sintaxe intuitiva

Esta linguagem é ainda marcada pela sua sintaxe intuitiva, que não se destaca pela complexidade de regras, como é caraterística de distintas linguagens, mas sim, pelas regras mínimas, sendo as mesmas reduzidas relativamente a outros tipos de linguagem. 

Esta simplicidade integra outro fator apelativo para aqueles que pretendem iniciar a aprendizagem de programação.

Gratuito

Aprender Python é gratuito: para usufruir da linguagem não é necessário qualquer inscrição particular ou uma plataforma custom-build, pois pode fazê-lo através de qualquer computador.

Tudo o que é necessário para codificar com esta linguagem é totalmente gratuito. Contudo, um curso Python é sempre recomendado se o quiser utilizar profissionalmente.

Multiplataforma

É versátil e aplica-se a diversos sistemas operacionais, desde que o seu interpretador esteja instalado. Adapta-se em sistemas Windows, MacOs, distribuições Linux, entre outros.

Isto acontece devido ao facto de ser uma linguagem interpretada, o que exige apenas um interpretador para a sua execução e produtividade em qualquer sistema ou processador.

Grande comunidade de utilizadores

Assume-se como uma das linguagens mais utilizadas entre programadores e projetos, o que faz com que exista uma comunidade onde se pode encontrar colaboração e interajuda no que diz respeito a encontrar soluções para a codificação.

Documentação extensa

Há uma grande variedade de publicações sobre a linguagem, desde materiais didáticos a conteúdos digitais livres, assim como de documentação oficial e registos feitos pelos próprios programadores aquando do seu desenvolvimento e testagem.

Além disso, há a oportunidade destes materiais serem traduzidos voluntariamente por membros da comunidade, o que torna mais acessível a compreensão dos conteúdos por aqueles que visam estrear-se em Python.

Bibliotecas abertas

Possui também diversos módulos e a sua maioria está disponível de forma gratuita, o que potencializa a aprendizagem. Frequentemente, programadores criam ainda tutoriais acerca da linguagem e registam as suas experiências para que outras pessoas tenham acesso.

Mais oportunidades no mercado de trabalho

Aprender esta linguagem será uma excelente aposta para garantir o seu lugar no mercado de trabalho e destacar-se já que, tendo esta linguagem trazido para o mercado a rapidez e facilidade da sua aplicação, conjugada com a correção simplificada de erros, é altamente valorizada pelas empresas.

Se ainda não aprendeu a programar, saiba que ainda vai a tempo de o fazer. Para adquirir a formação necessária, pode contar com a Wild Code School, uma escola tecnológica que oferece programas de formação que se baseiam no ensino prático e na elaboração de projetos, usados na construção de um portefólio que tem como objetivo facilitar a procura de emprego.

Comentários

comentários

Você pode gostar...