Associação Académica da Universidade do Minho dinamizou diversas atividades ao longo do mês de fevereiro
Durante todo o mês de fevereiro, a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), organizou várias atividades referentes ao “Black History Month”. As iniciativas decorreram no Campus de Gualtar e no Campus de Azurém e tinham como principal objetivo “explorar as dinâmicas raciais na comunidade académica, celebrando as diferenças culturais”, segundo a Vice-Presidente do Departamento Social da AAUMinho, Rita Ribeiro.
O início do segundo semestre, a 13 de fevereiro, trouxe consigo a Exposição, “Jazz: O Refúgio da Escravatura” e, ainda, a “Timeline: Herança do Colonialismo Português”. Já o debate Academia à Conversa: Realidade dos Estudantes CPLP em Portugal, teve lugar no dia 16 de fevereiro, em Braga. A atividade, tal como afirma Rita Ribeiro, “possibilitou a auscultação e fomentou a proximidade dos estudantes provenientes das comunidades africanas da AAUMinho”.
A Rubrica UMportodxs – Eu sou uma ativista, passa pela produção de um vídeo que coloca à conversa alunos da Universidade do Minho com a artista e ativista, influente na temática, Vanessa Fernandes. De salientar que, esta rubrica, será desenvolvida dentro de cada atividade temática do Departamento Social da AAUMinho.