Autarquia Vieirense disponibiliza plataforma de gestão territorial em tempo real
Autarquia Vieirense disponibiliza plataforma de gestão territorial em tempo real
A Câmara Municipal de Vieira do Minho acaba de disponibilizar a plataforma “MyCity”, um serviço que pretende revolucionar o processo de notificação e gestão de ocorrências, permitindo aos vieirenses reportar as mais variadas situações relacionadas com os espaços públicos do concelho.
Trata-se de um modelo de participação cívica que faculta o envolvimento ativo do cidadão na gestão do Município e que lhe permite consultar a evolução, acompanhar e ser notificado de todos os estados da ocorrência.
A necessidade de intervenção na via pública, a manutenção de equipamentos ou a comunicação de problemas diversos passam a estar à distância de um clique. As ocorrências são tipificadas e registadas através da introdução de uma pequena descrição, acompanhada de um registo fotográfico que pode ser anexado pelo cidadão. É de salientar, ainda que as ocorrência podem ser submetidas através de um smartphone, tablet ou via internet, efetuando um registo simplificado na aplicação informática.
O Município, por sua vez, assinala e responde, através de vários canais, as ocorrências registadas pelos cidadãos, filtrando por tipologia e encaminhando a informação técnica para o respetivo departamento. A comunicação é georeferenciada tendo em vista a sua resolução em tempo útil e, com notificações via email ao munícipe ser-lhe-á comunicada a evolução da sua ocorrência.
A plataforma pode ser acedida através da página de internet http://vieiradominho.mycity.pt
Com esta plataforma de gestão de ocorrências, financiada no âmbito de uma candidatura da Comunidade Intermunicipal do Ave, o Município de Vieira do Minho passa a dispor de um melhor controlo das estruturas no concelho, reduzindo significativamente custos e melhorando o serviço aos cidadãos, promovendo ao mesmo tempo a participação e o envolvimento de todos.
Para o presidente do Município de Vieira do Minho, António Cardoso, “esta nova ferramenta vai permitir a participação ativa dos vieirenses na gestão do espaço público, aumentar a eficácia na resolução de problemas e, acima de tudo, a aposta numa política de proximidade e de diálogo com o munícipes, assumindo que o contributo de todos faz a diferença”.