Autoestrada Guimarães – Vieira do Minho?
Os deputados do PSD eleitos por Braga querem que o Governo concretize a ligação rodoviária da denominada “Via do Ave”, que iria ligar Guimarães a Vieira do Minho, passando pela Póvoa de Lanhoso, a partir do AvePark.
Numa pergunta enviada ao ministro das Infraestruturas e Habitação, esta quinta-feira, os deputados consideram que esta via permitira que “a região mais a Norte do distrito de Braga e as suas empresas, bem como a rica oferta turística, nomeadamente o Gerês ficassem, também, mais perto do acesso à autoestrada”.
O PSD lembra que o concelho de Póvoa de Lanhoso sofreu transformações “muito importantes nos últimos anos. Para a concretização desta evolução positiva, foram decisivos os vários quadros comunitários de apoio que permitiram realizar um conjunto de investimentos nas infraestruturas escolares, no alargamento da rede de água e de saneamento, a requalificação do espaço público bem como a construção de equipamentos desportivos e culturais por todo o concelho.”
No entanto este partido na sua pergunta que fez ao Governo esqueceu-se de referir que os municípios de Vieira do Minho e Terras de Bouro também com potencialidades turísticas e investimentos feitos no âmbito de quadros comunitários, beneficiariam sobejamente com este investimento e que o mesmo pode potenciar a fixação de jovens e o aumento de emprego nesta região.
Em declarações à VMTV António Cardoso referiu que “os presidentes de câmara dos municípios de Guimarães, Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho já solicitaram ao governo a inclusão desta obra no próximo quadro comunitário, por ser uma empreitada de grande envergadura e que para a sua execução é preciso o apoio do Estado.”
Nacional 103
Durante uma audição do Orçamento de Estado, o Ministro das Infraestruturas e da Habitação foi questionado pela deputada Claudia Bento do PSD na Assembeia da Republica.
Segundo a deputada Claudia Bento ” A estrada EN103 liga o litoral minhoto ao extremo interior transmontano numa extensão de 284 Km; passa por quatro distritos (Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança) e abrange uma população de aproximadamente 300.000 habitantes. A EN103 é uma estrada obsoleta, mantém o traçado de há mais de um século atrás o que se traduz numa viagem sinuosa, de curva e contracurva, sem passagem de lentos e sem dispositivos de segurança e acima de tudo não permite a circulação média de 70km/h como estabelecido na normativa da rodoviária nacional. É considerada 1 das 10 estradas mais perigosas do nosso País.”
O Ministro das Infraestruturas e da Habitação não deu resposta às questões endereçadas pela deputada do PSD eleita pelo Distrito de Vila Real, Cláudia Bento,tendo esta remetido as questões por escrito para o Presidente da Assembleia da República, tendo como destinatário o Ministro das Infraestruturas e Habitação.
Associação Cultural de Barroso lançou uma petição online para a requalificação da EN 103, que liga o litoral minhoto ao interior transmontano.
A EN103 passa por localidades como Barcelos, Braga, Cerdeirinhas, Ruivães, Venda Nova, Barracão (Montalegre), Sapiãos (Boticas), Chaves, Lebução, Vinhais, até acabar em Bragança.
Numa extensão de 284 kms, serve quatro distritos, a saber: Viana do Castelo, Braga, Vila Real e Bragança e as vilas e cidades seguintes: Viana do Castelo, Barcelos, Braga, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Montalegre, Boticas, Chaves, Lebução, Vinhais e Bragança e uma população estimada em cerca de 300.000 habitantes.
Até ao momento somente 555 pessoas assinaram a petição.