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Ave, Cávado e Quadrilátero juntos para conhecer soluções e projetos de mobilidade em Inglaterra

Representantes das entidades intermunicipais do Ave, Cávado, da Associação de Municípios Quadrilátero Urbano e dos municípios que as compõem, impulsionados pela Rede Europeia de Áreas Metropolitanas e Regiões Metrex conheceram os projetos da West Midlands Combined Authority (WMCA).

 


A WMCA foi criada em 17.06.2017 e, enquanto associação de entidades da administração local, tem competências no âmbito do transporte, desenvolvimento económico, habitação e saúde. Contudo, foi no âmbito da mobilidade que está missão se centrou com foco nos objetivos dos quatro Centros Urbanos Regionais de Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães.

 
 


Depois de uma visita a alguns projetos de reabilitação urbana, na cidade de Birmingham, com impacto na mobilidade, à sala de controlo de tráfego e coordenação multimodal – CCTV Control Room – seguiram uma serie de reuniões sobre temas como: i) Plano de Mobilidade Local; ii) Comboios de Alta Velocidade; iii) Rede de Autocarros; iv) Integração Bilhética; e v) Interação com os Utentes.


Num primeiro momento, os intervenientes nestas reuniões perceberam que os problemas que atingem a questão da mobilidade, independentemente da escala, são os mesmos. Por esse motivo, as soluções para esses desafios tanto podem ser idênticas como exigir uma ponderação específica aos territórios.

 
 


Em ambos os territórios, os serviços de transporte por via de autocarros são os meios de mobilidade mais utilizados, existem défices de financiamento, por parte da administração central, dos serviços prestados a nível local, e o aumento dos níveis de tráfego de transporte individual esta a ter um impacto negativo na qualidade do serviço prestado.
As questões identificadas quanto ao serviço de transporte público fornecido por via de autocarro, para todos os intervenientes, necessita de respostas coordenadas com a administração central e de uma articulação permanente entre os diversos atores locais, privados e públicos.


Alias, para Richard Parker, Mayor das West Midlands, este intercâmbio permite destacar as suas iniciativas de transportes, mas, também, proporciona à nossa equipa informações valiosas sobre o trabalho que está a ser realizar nas regiões do Ave e Cávado e perceber que soluções são adotadas, independentemente da escala, perante desafios semelhantes.

 


Mereceu ainda particular destaque a apresentação do projeto Very Light Rail – ainda em fase experimental – que pretende ser uma solução à medida da WMCA, modular e construída com investigação e recursos da cidade de Birmingham.


Ainda que em fase de investigação e desenvolvimento, a WMCA pretende desenvolver e executar uma solução de Tram, mais leve, menos impactante no meio urbano, que possa ser desenvolvida com base em soluções sustentáveis, verdes e que crie empregos nas zonas onde são implementadas.

 


Com esta solução que se pretende elétrica, de condução autónoma, por carris e sem infraestrutura aérea, segundo a WMCA poderá ser possível raios de curva de 15m, capacidade para 56 pessoas e velocidades de 70km por hora.
Para já a WMCA pretende implementar um protótipo deste sistema, em 2025, no centro da cidade, com um percurso de 800 metros e demonstrar que o custo previsto pode ser metade do custo da implementação dos tradicionais Tram’s.

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