“Barcelos a uma Voz”
Depois de adiado devido a previsões de mau tempo, vai realizar-se, no próximo domingo, o concerto “Barcelos a uma Voz”. Assim, mil vozes de todos os grupos corais do concelho de Barcelos, acompanhados pela Banda Musical de Oliveira, vão reunir-se, às 19h00, na Frente Ribeirinha, para apresentar um espetáculo que vai perdurar na memória de todos.
A iniciativa do concerto “Barcelos a uma Voz” vai reunir, num só momento, mil vozes dos vários grupos corais do concelho de Barcelos.
O evento resulta do trabalho realizado ao longo dos meses que o antecedem, tendo como objetivo promover a inclusão dos grupos corais barcelenses em atividades performativas de dimensão concertista e permitir juntar centenas de pessoas com a paixão pelo canto, num único palco e num concerto mágico.
Esta ação acontece no âmbito do programa “Cultura para Todos numa Cidade Educadora Inclusiva”, promovido pelo Município de Barcelos e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu através do programa Norte 2020.
A iniciativa insere-se no plano de ação política cultural promovida pelo Município e seus parceiros, através do qual são desenvolvidas ações assentes nos princípios da carta das Cidades Educadoras, nomeadamente na construção de uma cidade que se relaciona com o mundo, garantindo a liberdade de fruição de informação e cultura, onde todos e todas se sintam significativos e que o sejam sempre ao longo da vida.
Para o efeito, é essencial o desenvolvimento deste tipo de ações de forma a concretizar projetos inclusivos, potenciadores e facilitar do acesso de todos aos bens culturais, facilitando, ao mesmo tempo, a participação de atores e autores, com foco na sua capacidade criativa e interventiva, com palco e visibilidade, independentemente da sua condição.
Ao implementar este tipo de programas, o Município de Barcelos evidencia um compromisso político pela inclusão cultural e social, com parceiros e agentes culturais e a comunidade em geral, que, no caso concreto, se materializa na promoção do “Programa Cultura para Todos numa Cidade Educadora Inclusiva” promovido pelo Município e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu através do programa Norte 2020.